TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Eletrônica 10

Por:   •  8/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA 10 - EPRI13 - UNIFEI - 1ºSEM/2022

NOME: Isac Vinicius Maciel

  1. Medidores analógicos são aqueles que seu funcionamento é baseado em efeitos eletromagnéticos que movimentava um ponteiro sobre uma escala graduada e calibrada. Já os medidores analógicos são conversores analógico digital conectado a um pequeno circuito de seleção e tratamento além de uma unidade de visualização (display). Os medidores discretos assumem apenas dois valores possíveis 0 ou 1, ligado ou desligado, etc.
  2. Medidor fundamental de grandezas elétricas é o galvanômetro, e o digital é o multímetro.
  3. a) O galvanômetro a ferro móvel possui duas barras metálicas paralelas adjacentes, imersas em um campo eletromagnético gerado por uma bobina na qual passa uma corrente. Essas barras estão sob um campo, tendo elas uma magnetização, no qual a polaridade é definida pelo sentido da corrente na bobina, surgindo uma força de repulsão, uma vez que as polaridades das barras estão em lados iguais. Como uma das barras é fixa e a outra móvel, a barra móvel é fixada m uma mola que exerce força contraria a força gerada pelo campo magnético. Nesse sentido, a mola é calibrada em uma escala, na qual desloca-se um ponteiro fixado a uma placa ou ferro.

b) No galvanômetro de bobina móvel uma bobina de fio muito fino é enrolada em um núcleo de ferro e presa em um eixo que permite esta bobina se movimentar livremente. O conjunto é fixado no entreferro de um imã fixo de campo magnético permanente. Quando circula corrente elétrica pela bobina, se forma um campo magnético que interage com o campo do ímã, ou em outras palavras, aparece uma força magnética na bobina causada pela interação da corrente elétrica e o campo magnético externo. Nesta situação a força causa um giro ou torque na bobina, movendo o ponteiro, ou agulha, sobre uma escala graduada. O ponteiro deve deslocar-se até um ponto em que a força aplicada a bobina seja equilibrada pela reação da mola. Neste ponto o ponteiro para e a leitura poderá ser feita.

  1. Os medidores de tensão são ligados em paralelo no circuito, pois ligando ele em paralelo a corrente será nula no circuito, fazendo com que toda a tensão da fonte seja medida. Já medidores de correntes são ligados em serie ao circuito, pois se ligarmos em paralelo pode ocasionar diversos problemas como: a corrente será toda desviada pelo instrumento, ocasionando um curto circuito; caso o amperímetro seja ligado em paralelo o mesmo pode drenar uma corrente muito alta, queimando o fusível de proteção, danificando o instrumento.
  2. .
  3. Nos medidores de tensão a resistência deve ser alta, e nos medidos de corrente devem ser baixa. Pois, uma resistência alta em medidores de tensão garante uma corrente desviada nula, e se a resistência em medidores de tensão for baixa a queda de tensão será nula, não interferindo nos processos de medição.
  4. a) No voltímetro analógico utiliza-se uma resistência de valor conhecido e mede-se a corrente sobre a mesma. E por fim, multiplica-se o valor da resistência e obtém-se a tensão. Caso o galvanômetro tiver um ponteiro, então a multiplicação é realizada alterando a escala de medição

b) No voltímetro digital utiliza-se um conversor analógico digital que converte e um display de visualização que converte o valor digitalizado (número binário) e uma indicação na tela que pode ser de cristal líquido ou de leds.

  1. A) Os amperímetros analógicos consistem em ligar uma resistência em paralelo com o galvanômetro. Sendo assim, esse valor da resistência, juntamente com as características elétricas do galvanômetro, determinará a corrente máxima suportada pelo instrumento.

b) O amperímetro digital depende também apenas de um converso analógico digital e de um display. Entretanto, é que o sinal de corrente deve ser transformado em tensão por um circuito intermediário, podendo ser simples como um resistor funcionando como um shunt. O amperímetro tipo alicate, é um instrumento de medição que não necessita contato. Esse instrumento é constituído pelo secundário transformador de corrente (elemento sensor), localizado no gancho do medidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com