TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Mineralogia

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Mineralogia

1. Defina mineralogia e explique a sua importância para a Ciência e Engenharia de materiais.

É a ciência que estuda os minerais, o que são eles, como são formados e onde ocorrem. Uma vez que os minerais estão por toda parte (são as substâncias formadoras das rochas, solos e sedimentos) e fornecem uma grande parte das matérias-primas usadas em aplicações tecnológicas e industriais. Na engenharia de Materiais, o estudo é importante na produção de novos materiais com funções especificas, podendo ser opticas, físicas, térmicas, químicas, eletrônicas, magnéticas, estruturais ou uma combinação de todos eles. Graças a estudos de mineralogistas, cientistas de materiais conseguem trabalhar a sintetização de materiais supercondutores, possibilitando a descoberta e aprimoramento de diversos materiais, um dos principais objetivos do cientista e engenheiro de materiais.

2. Defina as duas melhores definições para termo mineral.

Solido e homogêneo, possuem arranjos sistemáticos dos seus átomos em todas as direções, além de ser algo que não pode ser fisicamente dividido em componentes químicos mais simples.

3. Como podem ser indicados os nomes dos minerais? Justifique sua resposta com exemplos.  

Com base na sua propriedade física e composição química, os nomes dos minerais apresentam o sufixo –ita, por exemplo, a dolomita ((CaMg(CO3)2) que apresenta parte do nome da sua composição principal.

4. Defina o termo minério metálico e não metálico.

Minério metálico: São aqueles minerais que possuem na sua composição algum metal e são usados como tais ou em forma de liga metálica. Exemplo: bornita (Cu5FeS4).

Não metálico: São aqueles que podem ser usados sem precisar de muitas transformações na sua estrutura e características.  Exemplo: talco.

5. Define o termo rocha. Como podem ser classificadas?

São sólidos naturais formados por processos geológicos formados por um aglomerado de minerais, sendo classificados em monominerálicas (formados apenas por um tipo de mineral, ex: mármore) e pluriminerálicas (formados por mais de um tipo de mineral, ex: granito), quanto a sua composição. Em relação a sua tipologia, podem ser classificados em rochas sedimentares, morfológicas, magmáticas (ou ígneas) ou metamórficas.

6. Explique o termo polimorfismo e isomorfismo para a mineralogia.

Para a mineralogia, o termo isomorfismo é a propriedade de uma espécie mineral que apresentar composições químicas diferentes, mas análogas, e cristalizar-se no mesmo sistema cristalino, onde certos elementos se substituem em proporções variáveis, constituindo uma série de cristalização. E sobre polimorfismo é a propriedade de duas ou mais espécies minerais apresentarem a mesma composição química e diferentes estruturas cristalinas, tendo, muitas outras propriedades físicas e químicas diferentes também, porque estas dependem da estrutura cristalina do mineral.

7. Como a classificação mineral pode ser identificada quanto a classes, grupos, espécies e variedades na hierarquia da mineralogia.

De acordo com o IMA, a identificação dos minerais pode ser feita com base nas semelhanças físicas e morfologicas, sua estrutura cristalina. As classes são divididas em grupos por critérios químicos e estruturais. Os grupos são constituídos por espécies minerais. As espécies podem estar relacionadas com series de mesma estrutura e diferente composição. A hierarquia da mineralogia possui, em ordem crescente, a variedade mineral, a espécie mineral, o grupo mineral, a subclasse e a classe mineral no topo da pirâmide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com