TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios Maquinas de Fluxo

Por:   •  24/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Qual é a diferença entre as máquinas hidráulicas motrizes e as geratrizes.

Maquinas motrizes transformam qualquer tipo de energia em trabalho mecânico, como por exemplo, turbinas. Maquinas geratrizes são maquinas que recebem trabalho mecânico e transformam em energia hidráulica, como por exemplo bombas hidráulicas.

  1. As bombas volumétricas, ou de deslocamento positivo possuem, assim como todas as bombas, incluso as centrífugas, uma relação pressão vazão próprias. Qual é a grande característica das bombas volumétricas neste quesito? E sobre a relação entre rpm e a vazão, como se comporta?

Nas bombas hidrostáticas a saída do fluido independe da pressão. Isso por que o movimento do propulsor imprime pressão no fluido provocando o escoamento. A vazão não depende da carga sobre a bomba e sim da quantidade de fluido que ela pode movimentar por ciclo, pois fornecem determinada quantidade de fluido a cada ciclo ou rotação.

 

  1. Uma bomba está cavitando. Cite de forma qualitativa três prováveis soluções.

Levando-se em consideração que devemos aumentar a pressão absoluta exercida pelo sistema na entrada da bomba, podemos elevar o nível do tanque para mais acima com relação ao nível da bomba, pressurizar o tanque para que a pressão exercida vá além da atmosférica e reduzir a perda de carga na tubulação de sucção reduzindo cotovelos, filtros e válvulas.

  1. Considerando não haver cavitação em um sistema elevatório com tubulações e bombas já definidos, pode-se afirmar que o fluido água em maior temperatura traz um menor consumo de energia por parte da bomba? Porque?

Diminuindo a viscosidade do líquido com aquecimento diminui-se a perda de carga na tubulação, exigindo menos energia da bomba.

  1. Qual possível problema, ao se associar bombas em paralelo em que uma das mesmas possua uma curva vazão x pressão, cuja a vazão seja equivalente às demais, mas a pressão seja menor?

 A curva característica de uma associação em paralelo é obtida da soma das vazões das bombas dada uma mesma pressão de trabalho. Isso significa que a partir de um certo nível a bomba de pressão menor não iria contribuir com a vazão, pois esse nível estaria acima do nível de trabalho dessa bomba.

[pic 1]

6) Calcular hf na sucção utilizando Darcy;

7) Calcular hf na sucção utilizando Hazen-Willians;

8) Calcular hf no reclaque utilizando Darcy;

9) Calcular hf no recalque utilizando Hazen-Willians;

10) Através dos valores calculados na formulação de Darcy, com a altura manométrica total sendo a soma de hf da sucção mais Hf do recalque.

a) selecionar a bomba KSB com 3500 rpm, bem como o diâmetro de rotor para o valor de vazão e temperatura utilizados.  Bomba 40-160, potencia: 12,5 cv; Diâmetro do rotor: 151 mm  file:///C:/Users/jake/Desktop/a2744_12p_4.pdf

b) Indicar também a potência consumida bem como seu rendimento através do gráfico.

potência: 12,5 cv

11) Calcular, com base no NPSH da bomba, a altura máxima na sucção (Hs, que pode ser até negativa) ao considerar água na temperatura indicada e pressão atmosférica de Goiânia equivalente à 9,5 mca. Considerar pressão de vapor em valores absolutos de: 0,073 atm p/ 40°C; 0,197 atm p/ 60°C e de 0,468 atm p/ 80°C.

http://www.ksb.com.br/dw/Housing_Catalogo_Baixa_170418.pdf 

[pic 2]

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (150.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com