TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Massa Especifica

Por:   •  8/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO

GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE FÍSICA

DOCENTE: Me. JOEL FERNANDO MAGRI ARANTES

DOCENTE: Ms. VALDIRENE VILANI

Massa especifica – Caracterização de materiais.

Várzea Grande, 2015/2


UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO

GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE FÍSICA

DOCENTE: Me. JOEL FERNANDO MAGRI ARANTES

DOCENTE: Ms. VALDIRENE VILANI

Massa especifica – Caracterização de materiais.

Relatório técnico-científico apresentado como instrumento avaliativo para composição da nota parcial da disciplina de laboratório de física.

Discentes: Leonardo de Oliveira Fiori

Lucas Dias de Abreu

Lucas Molina de Almeida

Matheus Vinicius Volpato

Murilo Soletti Sartori

Vinicius Santiago Pinheiro Pereira

Wallacy Dellatesta

Turma: ENC141AM

Várzea Grande, 2015/2


RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentação de experimento com equipamentos de medição que facilitam a determinação da densidade. Para tal feito foi necessário observar condições físicas e químicas de corpos de provas tais como suas normas do SI. Tal processo é feito em laboratórios de ensino assim permitindo comparações, tirando dúvidas e incertezas.


SUMÁRIO

I. Introdução        

II. Objetivos        

II.1 – Objetivo Geral        

II.2 – Objetivos Específicos        

III. Experimental        

III.1 – Materiais e Métodos        

III.2 – Procedimento Experimental        

IV. Resultados e Discussões        

V. Considerações Finais        

VI. Referências Bibliográficas        


I. Introdução


Arquimedes foi um filósofo grego que viveu em Siracusa, de 287 a 212 A.C. Foi um grande metrologista que criou maneiras de se medir “coisas” difíceis e uma das formas mais conhecidas é relatada na anedota da coroa de ouro. O rei Hierão II de Siracusa mandou fazer uma coroa totalmente de ouro, porém, com a coroa pronta ele desconfiava que o artesão havia substituído parte do ouro por prata e foi assim que se designou a Arquimedes descobrir tal mistério. A anedota diz que ele estava numa banheira quando chegou à conclusão, percebeu que o volume da água deslocado era proporcional ao volume de seu corpo e com isto ele poderia sim resolver o problema de seu rei. Então foi assim que Arquimedes mergulhou a coroa do rei na água e mediu qual foi o volume deslocado, percebendo que se houvesse somente ouro em sua composição ela teria um volume menor para o seu peso, portanto, havia prata na coroa. [1]

Realmente é muito difícil dar tanta certeza ao acontecimento citado acima, mas foi atribuído a Arquimedes o método de obtenção da densidade dos corpos pelo deslocamento de líquido e por isso podemos dizer que ele foi um importante matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo, ou seja, um cientista completo. [1]

Atualmente é utilizada com grande frequência nos ramos matemáticos, físicos e áreas de engenharia, o estudo aprofundado da densidade de substâncias e corpos colaboram para economia, melhoramento de resistências, perícias civis, estudos laboratoriais e descobertas que possam facilitar atividades domesticas, industriais e astronômicas.

As propriedades para calcular a densidade foram estudadas por grandes físicos como Roger A. Freedman e Hugh D. Young, sendo a maior dela a razão entre a massa pelo volume determinando a densidade, representada pela letra grega ρ (pronuncia-se “rô”), dada a sua fórmula na equação 01.

Equação 1.

[pic 1]

Essa relação explica porque dois materiais de mesma composição possuem mesma densidade, mesmo que suas massas e volumes sejam diferentes. Alguns fenômenos como a altitude e profundidade, que estão relacionados a menor e maior pressão respectivamente, a temperatura, aspectos ambientais, tem grande influência sobre a determinação de ρ.

O termo densidade relativa é um termo muito usado nas áreas teóricas e experimentais, portanto é de suma importância o estudo da mesma.

“A densidade relativa de um material ou massa específica relativa é a razão entre a densidade do material e a densidade da água a 4,0°C, 1000 kg/m3; trata-se de um número puro, sem unidades. Por exemplo, a densidade relativa do alumínio é 2,7” [2]

Refere-se de uma grandeza adimensional consistindo sempre em função da temperatura. Em materiais de formas abstratas onde possuem poros, utiliza-se o processo citado[2].

Tabela 1. Grandezas, símbolos e unidades.

Nome da Grandeza

Símbolo

Nome da unidade

Símbolo

Densidade

Densidade relativa

Massa

Volume

Temperatura

Pressão

ρ

d

m

V

T

P

Quilo grama por metro cúbico

Adimensional

Quilo grama

Metro cúbico

Kelvin

Pascal

kg m-3

----------

kg

m3

K

Pa

Fonte: UNICAMP

Outro método utilizado para determinação da densidade quando se obtém um material de forma irregular impossibilitando de calcular o volume requer utilização de instrumentos como balança de precisão e uma proveta composta de água, pois necessita-se pesar o corpo de prova e analisar o método do deslocamento introduzindo o objeto na proveta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (212.1 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com