TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecânica de Fluidos

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Sumaré

ENGENHARIA ELÉTRICA

ATPS: FENOMENOS DE TRANSPORTE

PROF.º: Ms. MARIO E. GONZÁLES BEJARANO

[pic 2]

 Anderson Rosa de Lima         RA 6489338401 5º

 André Marcelo da silva         RA 6820477142  5º

Leonardo Costa da Cruz         RA 6452332740 5º

Lucas Costa da Cruz         RA 6817454927 5º

Marlene Marques Xavier         RA 6825497791 5º

SUMARÉ

ABRIL 2015

Sumário

Introdução        

Etapa 1        

PASSO 1        

O QUE SÃO  FLUIDOS        

DEFINIÇÕES DE MECÂNICA  DOS FLUIDOS        

PASSO 2        

BOMBEAMENTO        

DEFINIÇÕES DE UMA BOMBA        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

Introdução

 Esta pesquisa ajudara a compreender as propriedades dos fluidos e a calcula lo para  desenvolvimento de estudos de casos, abordara aplicações de mecânica de fluidos num automóvel, e sobre como iniciar  um bombeamento de maneira coerente e correta com princípios físicos.

   

Etapa 1

PASSO 1

O QUE SÃO  FLUIDOS

Um fluido é caracterizado como uma substancia que se deforma continuamente quando é submetida a uma tenção de cisalhamento , não importa  qual seja essa tenção . Os fluidos incluem os:

  • Líquidos, os gases, os plasmas e de certa maneira os sólidos plásticos.

A principal características dos fluidos esta relacionada a propriedade de não resistir a de formação e apresentam a capacidade de fluir, possuem a habilidade de tomar a forma de seus recipientes. Esta  propriedade é proveniente de sua incapacidade de suportar uma tenção de cisalhamento em equilíbrio extático .

DEFINIÇÕES DE MECÂNICA  DOS FLUIDOS

[pic 3]

A mecânica dos fluidos é o ramo  que estuda os comportamentos  físicos dos fluidos e suas propriedades .Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo as suas principais aplicações direcionada ao estudos de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumáticas, hidráulica industrial e automotiva, sistema de ventilação de ar condicionado além de diversas  utilizações na área de aerodinâmica.

A mecânica dos fluidos é dividida basicamente em duas partes, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos:

  • A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas  que regem o comportamento dos fluidos livres da ação de forças externas, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante.
  •  A dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se  faz presente  a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa .

Dessa  forma , pode se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos esta relacionada em muitos  processos industriais e automotivos presentes na engenharia  e sua compreensão representa um dos pontos fundamentais para a solução de problemas geralmente encontrados nos processos industriais.

PASSO 2

BOMBEAMENTO

DEFINIÇÕES DE UMA BOMBA .

São maquinas operatrizes, isto é, maquinas que recebem energia potencial e transforma parte dessa potencia em energia cinética  e energia de pressão , cedendo estas duas energias ao fluido bombeado, de forma a circula–lo ou transporta – lo de um ponto para o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (149.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com