TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metalurgia da Soldagem

Por:   •  23/12/2020  •  Exam  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA-CT

ENGENHARIA DE MATERIAIS

DISCIPLINA: Seleção de Materiais

PROFESSOR: Rafaela Santos

FICHAMENTO ARTIGO: “Zirconia-ceramic versus metal-ceramic posterior multiunit tooth-supported fixed dental prostheses”

ALUNA: IARA MARIA QUEIROZ COIMBRA

TERESINA- PIAUÍ

2020

Os autores do artigo compararam como se comportavam dois tipos de materiais o ZC, que é a Zircônia Cerâmica com a MC, um metal cerâmico na aplicação em próteses dentárias fixas posteriores (FDP).

Estes dois tipos de restaurações estudadas pelos autores são baseadas em sistemas cerâmicos que cada vez mais vêm ganhando importância bem como aumento das demandas estéticas dos pacientes, como à sua boa qualidade dos resultados estéticos e biológicos utilizando esse tipo de material. As metalocerâmicas (MC), um tipo de restauração bastante usada tem se mostrado bons taxas de sobrevivência após mais de 10 anos de uso e gradualmente se tornaram uma alternativa preferida e um tratamento bastante viável. Como isso, se promoveu o desenvolvimento de diferentes sistemas cerâmicos para aplicações em próteses posteriores, dos quais o policristal de zircônia tetragonal estabilizado com ítria é um dos mais utilizados devido às suas boas propriedades estéticas, biológicas e mecânicas. No entanto, essas restaurações não são isentas de complicações. Um exemplo disso, de uma complicação bastante comum é o desgaste da camada externa da prótese da cerâmica de recobrimento, outro tipo de complicação bem comum nesse tipo de material é pela fratura da estrutura.

Por mais que as restaurações monolíticas de zircônia sejam bastante utilizadas desde 2010, a zircônia folheada tem sido amplamente utilizada em próteses dentárias. Com isso, no artigo o objetivo foi sistematicamente revisar os ensaios clínicos randomizados controlados (RCTs) existentes para evidenciar a sobrevivência clínica e as complicações biológicas e estéticas da ZC aplicada a prótese dentária superior.

Os autores realizaram uma pesquisa sistemática de ensaios controlados (RCTs) utilizando as bases de dados, como: MEDLINE (PubMed), Scopus, Web of e seguida de uma pesquisa manual. Todos os estudos teve um baixo risco de viés, assim incluíram 330 participantes, onde 177 ZC e 173 MC dentados FDP, que revelou uma taxa de sobrevivência a médio prazo de aproximadamente 95,4% para ZC FDP em comparação com 96,9% para MC FDP, sem muitas diferenças significativas. As complicações biológicas ou técnicas não apresentam diferenças estatisticamente significativas, exceto pelo desgaste externo do revestimento cerâmico, que pode ser resolvido com polimento ou algum tipo de reparo em laboratório.

Por fim, a conclusão dos autores foi que restaurações que contenham Zircônia Cerâmica são consideradas um tratamento bastante viável a médio prazo, embora as mesmas sejam ligeiramente mais suscetíveis ao desgaste do revestimento externo da cerâmica, que foi resolvido principalmente por meio de polimento ou em casos que o desgaste é maior por meio de alterações laboratoriais, do que em comparação que os autores fazem no artigo com as restaurações feitas de Metalcerâmicas.

REFERÊNCIA:

LIMONES, Alvaro, MOLINERO-MOURELLE Pedro, AZEVEDO Luis, ROMEO-RUBIO Marta, CORREIA André, GÓMEZ-POLO Miguel, Zirconia-ceramic versus metal-ceramic posterior mulunit tooth-supported fixed dental prostheses: a systema creview and meta-analysis of randomized controlled trials. J Am Dent Assoc 151(4):230–238.e7, 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com