TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM

Ensaios: TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A EVOLUÇÃO DA SOLDAGEM

A soldagem industrial tem-se desenvolvido de forma acelerada e consistente, fazendo com que as áreas de apoio sejam ágeis para absorver tais desenvolvimentos. Portanto, no setor a cada dia processa-se novos materiais, novos consumíveis, provocando uma verdadeira revolução tecnológica. Estas inovações obrigam os engenheiros especializados no assunto a exaustivos e constantes esforços de atualização.

Este fato ocorre em virtude da atual conjuntura tecnológica e se evidência na soldagem, porque esta, por sua própria natureza, sempre acompanhou de perto os avanços da ciência. Está claro que se processa uma autêntica revolução tecnológica cuja projeção para o futuro é imprevisível. O Brasil está sendo atingido por esta revolução. Por isso deve-se preparar a nação para absorvê-la e, mais que isto, criar a sua própria tecnologia.

CARACTERIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE SOLDAGEM

TERMINOLOGIA

DE

SOLDAGEM

I - TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM

Em soldagem, no que se refere à terminologia, é difícil a desvinculação dos termos técnicos da um perfeito entendimento da matéria. língua inglesa. Estes, sempre que possível, serão mencionadas entre parêntesis para permitir

Os termos relacionados a seguir são apenas alguns dos mais usuais. Os termos técnicos em língua inglesa e suas definições são encontradas numa abordagem mais completa na norma AWS A 3.0 (Standard Welding Terms and definitions).

Abertura da raiz (root opening) – Separação na raiz da junta entre duas peças a serem unidas.

Ângulo do Bisel (Bevel Angle) - Ângulo formado entre a borda preparada do componente e um plano perpendicular à superfície do componente.

Ângulo do Chanfro (Groove Angle) - Ângulo integral do chanfro entre as partes a serem unidas por uma solda.

Abertura da raiz, Ângulo do Bisel, Ângulo do Chanfro, Face da Raiz, Raio do Chanfro.

Bisel (Bevel) - Borda do componente a ser soldado preparado na forma angular.

Bisel (Bevel) - Borda do componente a ser soldado preparado na forma angular.

Brasagem (Brazing, soldering) - Processo de união de materiais onde apenas o metal de adição sofre fusão, ou seja, o metal de base não participa da zona fundida. O metal de adição se distribui na fresta formada pelas superfícies da junta, pela ação da capilaridade.

Camada (layer) – Deposição de um ou mais passes consecutivos situados aproximadamente em um mesmo plano.

Certificação de qualificação ( ou simplesmente qualificação) –ação de atestar por escrito a qualificação de técnicos, de fornecedores, de processos, de procedimentos ou de itens em conformidade com requisitos aplicáveis.

Chapa ou tubo de teste (test coupon) - peça soldada e identificada para qualificação de procedimento de soldagem ou de soldadores ou de operadores de soldagem.

Cobre-junta (backing) – material ou dispositivo colocado no lado posterior da junta (ou em ambos os lados), com a finalidade de suportar o metal fundido durante a execução da soldagem. O cobre junta pode ser ou não metálico; pode ser parcialmente fundido, podendo fazer ou não parte da junta soldada.

Chanfro (Groove) - Abertura ou sulco na superfície de uma peça ou entre dois componentes, que determina o espaço para conter a solda. Os principais tipos de chanfro são os seguintes:

 Chanfro reto (Square - groove)

 Chanfro em J (Single – J- groove)

 Chanfro em duplo J (Double – J- groove)

 Chanfro em U (Single – U- groove)

 Chanfro em duplo U

 Chanfro em V (Single – V- groove)

 Chanfro em X (Double – V- groove)

 Chanfro em meio V (Single bevel- groove)

 Chanfro em K (Double – bevel- groove)

Consumível - Material empregado na deposição ou proteção da solda tais como: eletrodo, vareta, arame , anel consumível, gás e fluxo. Pode ser metálico ou não.

Cordão de solda (weld bead) Depósito de solda resultante de um passe.

Corpo de prova (test specimen) - amostra retirada e identificada da chapa ou tubo de teste para executar ensaios mecânicos, químicos ou metalográficos.

Documentação- informação, escrita ou ilustrada, descrevendo, definindo, especificando, relatando ou certificando atividades, requisitos, procedimentos ou resultados.

Documentos de fabricação - documentação na qual é descrita a seqüência ordenada das atividades de fabricação e/ou inspeções necessárias à produção de peças, subconjuntos, conjuntos e componentes.

Ensaio/teste - determinação ou verificação da capacidade de um item em satisfazer requisitos especificados, através da submissão desse item a um conjunto de condições físicas, químicas, ambientais ou operacionais. Normalmente, a palavra ensaio é usada quando o item ainda está em fase de aceitação até ser considerado como um produto acabado, e a palavra teste é usada para comprovar se o item satisfaz as condições de funcionamento ou de operação para as quais foi projetado.

Especificação - conjunto de requisitos a serem satisfeitos por um item ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com