TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização e Coordenação de Bombeiros Civis

Por:   •  24/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Organização e Coordenação de Bombeiros Civis.

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Envio de Arquivo.

Pontuação: 10 pontos.

Tarefa 3

Conforme estudamos no decorrer da disciplina em alguns casos, os danos diretos do incêndio são inferiores aos restantes danos mencionados, por isso os bombeiros (tanto públicos quando privados), ao desenvolver ações de combate ao incêndio, têm a obrigação de zelar para que esses estragos sejam reduzidos ao mínimo. Sabemos que as ações de proteção podem desenvolver-se em três fases distintas.

Por isso baseado no estudado em seu material de estudo, fale sobre as 3 fases, indicando quando devem ser utilizadas, o que inclui cada fase, seus objetivos, importância e vantagens.

Da mesma forma sabemos que a ventilação tática tem se constituído numa importante alternativa no controle dos incêndios urbanos, baseado no estudado na disciplina disserte sobre os temas abaixo:

  1. Qual a diferença entre ventilação tática horizontal e vertical?

A ventilação tática são ações de controle da circulação de fumaça e de ar, de forma planejada, para obter vantagens operacionais no combate a incêndio, podem ser horizontais e verticais, que respectivamente pode ser a abertura de uma janela ou porta, serve-se da sobre-pressão e da direção do vento para dispersar a fumaça. Já a vertical serve-se do empuxo e da sobre-pressão, e pode aproveitar a direção do vento e a pressão negativa para fazer a fumaça sair por abertura na parte mais alta do cômodo, o principal fator de movimento da ventilação vertical é o empuxo.

  1. Onde é recomendado o emprego de cada uma delas?

O emprego de cada uma depende do planejamento onde será a permitida a entrada de ar fresco na edificação, a saída da fumaça e dos gases quentes. Para a ventilação horizontal, o ideal é o ambiente sinistrado que possua aberturas alinhadas entre si, em planos paralelos, e a direção do vento coincida com o alinhamento das aberturas. Para a vertical deve-se analisar o tipo de edifício envolvido; a localização, extensão e duração do incêndio; as precauções a adoptar em relação a equipe; os caminhos de fuga alternativos e o local mais adequado para ventilar, para assim então aplicar este tipo de ventilação.

  1. Cite vantagens e desvantagens da ventilação tática horizontal e onde não pode ser empregada.

A ventilação horizontal possui a desvantagem de escoar a fumaça pelas áreas mais baixas do ambiente além de não ser tão eficiente quanto a ventilação vertical para um mesmo tamanho de abertura. Porem tem as vantagens de ser relativamente rápida, fácil e segura de executar, requer muitas vezes um único bombeiro. Não deve ser empregada em situações de calmaria total, ou seja, quando não se ha vento, justamente pelo fato de não possuir a forca necessária para remoção do fumo e também em outras situações de vento, também não devem ser aplicadas, devido ao perigo de arrastamento dos produtos da combustão em direção aos edifícios expostos e pelo fato de alimentar o comburente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com