TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRECIPITAÇÃO

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

PRECIPITAÇÃO e a agua proveniente  do vapor de agua da atmosfera depositada na superfície terrestre de qualquer forma como chuva, granizo orvalho neblina, neve geada e outros. O fenômeno de precipitação e  o elemento alimentador da fase terrestre do ciclo hidrológico e constitui portanto, fator importante para os processos  de escoamento superficial direto; infiltração; evaporação; transpiração; recarga de aquíferos; e vazão básica de rios

Elemento necessário para formação da precipitação: umidade atmosférica; mecanismo de resfriamento do ar; presença de núcleos higroscópicos; mecanismo de crescimento das gotas.

Fatores que interferem na distribuição das precipitações: LATITUDE: influencia na distribuição desigual das pressões e temperaturas no globo e na circulação geral da atmosfera.  Só pode ser percebida em grandes áreas.

Distancia do mar ou de outras fontes de agua: a medida que as nuvens se afastam do mar em direção ao interior do continente elas vão se consumindo de forma que se pode esperar uma redução total da precipitação com aumento da distancia da costa ou de alguma outra fonte de umidade. ALTITUDE:   a pluviosidade aumenta com a altitude, ate um certo ponto, passando e reduzir a partir dai. ORIENTAÇÃO DAS ENCOSTAS: sendo a precipitação influenciada  por correntes eólicas, o fato de uma encosta ou vertente estar mais ou menos exposta ao vento tem reflexos nas quantidades precipitadas. VEGETAÇÃO: a evapotranspiração das culturas tende a aumentar as precipitações locais.

GRANDEZAS CARACTERISTICAS DAS PRECIPITAÇOES: ALTURA PLUVIOMETRICA: lamina d’agua precipitada sobre uma área. Intensidade de precipitação: E a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação. DURAÇÃO: período de tempo de contato desde o inicio ate o fim da precipitação.

PLUVIÔMETROS: utilizados para determinar a altura pluviométrica.

PLUVIOGRAFOS: utilizados para determinar a duração e intensidade da precipitação.

PERÍODO DE RETORNO : e interpretado como o numero médio de anos durante o qual espera-se que a precipitação analisada seja igualada ou superada.

SERIES ORIGINAIS: possuem todos os dados registrados. SERIES DE MAXIMOS ANUAIS : serie em que os eventos extremos são os de interesse. SERIE PARCIAL: serie no qual toma-se um valor de base de precipitação e registra-se todos os valores superiores ou inferiores a este.

SERIE DE TOTAIS ANUAIS: serie na qual são somadas todas as precipitações ocorridas durante o ano.

GRAU DE RISCO: todas as construções hidráulicas levam em consideração um fator de risco. Neste  dimensiona-se a construção para escoar não toda a precipitação que possa ocorrer dentro do período  da sua vida útil, isso porque aumentaria muito o custo da obra.

PRECIPITAÇÃO MAXIMA: e entendida como a ocorrência extrema com determinada duração, distribuição temporal e espacial critica para uma área ou bacia hidrográfica.

CHUVAS CONVECTIVAS: ocorrem pelo  aquecimento de massas de ar, relativamente pequenas que estão em contato direto com a superfície quente  dos continentes e oceanos. são caracterizadas pela alta intensidade e pela curta duração.

CHUVAS FRONTAIS: ocorrem  quando se encontram duas grandes massas de ar com diferentes temperaturas e umidade. caracterizam-se pela longa duração e por atingirem grandes extensões.

CHUVAS OROGRAFICAS=ocorrem em regiões em que há um grande obstáculo do relevo, como uma cordilheira ou serra muito alta que impede a passagem de ventos quentes e úmidos, que sopram ao longo do mar. caracterizam-se por pequena intensidade e longa duração.

Variabilidade espacial das chuvas: depende dos sistemas meteorológicos que atuam na região.

VARIAÇÃO TEMPORAL: variação que ocorre na escala anual. Dependendo da região do pais as chuvas se distribuem diretamente ao longo do ano.

BACIA HIDROGRAFICA: e uma área definida topograficamente drenada por um curso d’agua ou sistema conectado de curso d’agua, dispondo de uma simples saída para onde toda a vazão efluente e descarregada.

O PAPEL DA BH  e transformar uma entrada de saída de agua em uma entrada de volume concentrada no tempo em uma saída de forma mais distribuída no tempo.

BACIA HIDROGRÁFICA : área que drena as aguas da chuva por ravinas canais e tributários para um curso principal com vazão efluente convergindo para uma única desaguando diretamente no mar ou em grande lago.

SUB BACIA: mesmo conceito de BH  porem acrescido do enfoque de que o mesmo se da diretamente em outro rio com área de drenagem 20.000 e 300.000 há .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com