TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria de neutralizaçãp e precipita~

Por:   •  26/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentação Teórica

Quando é preciso descobrir a concentração de uma solução ácida ou básica, realiza-se uma técnica chamada volumetria ou titulação. A técnica consiste em determinar a concentração do titulado por meio de um titulante de natureza ácido-base oposta. Por meio de um indicador, pode-se observar o ponto de equivalência por meio da mudança de cor da solução, gotejando vagarosamente o titulante.

O ponto de equivalência em uma titulação refere-se ao momento em que o titulado reagiu totalmente com o titulante, ou seja, ocorre equilíbrio da reação. Para reconhecer esse ponto, espera-se a viragem de cor do indicador ácido-base. Por esse motivo, escolhe-se um indicador cujo o ponto da mudança de cor se aproxima do ponto de equivalência. Os indicadores ácido-base são substâncias, que mudam de cor, de acordo com a acidez do meio. A fenolftaleína é um indicador que é incolor em meio ácido e róseo em meio básico, essa mudança de cor é chamada de viragem.

A volumetria de precipitação é um método analítico bastante antigo, que se baseia em reações que resultam na formação de produtos de baixa solubilidade. Devido à baixa velocidade na formação na maior parte dos precipitados, existem poucos agentes precipitantes que podem ser utilizados neste tipo de análise. Um dos reagentes mais utilizados é o nitrato de prata, razão pela qual denomina-se método argentométrico, empregado para a determinação de haletos e ânions semelhantes aos haletos, mercaptanas, ácidos graxos e várions ânions inorgânicos bivalentes e trivalentes.

O método mais comum para a determinação da concentração de haletos em soluções aquosas é a titulação com uma solução padrão de nitrato de prata. O produto da reação é o haleto de prata sólido. Uma curva de titulação para esse método normalmente consiste em um gráfico de pAg contra o volume de nitrato de prata adicionado. Para se construir curvas de titulação, são requeridos três tipos de cálculos, cada um dos quais corresponde a um estágio distinto da reação: (1) pré-equivalência, (2) na equivalência e (3) pós-equivalência.

Objetivo

1- elaborar a curva de titulação do HCL contra NaOH

2- Determinar a molaridade de cloreto de sódio em soro fisiológico

Materiais

Experimento 1:

Hidróxido de sódio

Acido clorídrico

Fenolftaleína 1%

Erlenmeyer

Bureta

Água destilada

Garra

Suporte universal

Experimento 2

Suporte universal

bureta 25 ml

Pipeta volumétrica

Água destilada

Garra

Nitrato de prata

Soro fisiológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com