TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição das águas

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.729 Palavras (19 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

ENGENHARIA CIVIL

KÍSSILA MARIA HENRIQUE LIRA

MARIANNA SILVA FIGUEIRÊDO DA ROCHA

ACRESCENTAR DEMAIS PARTICIPANTES

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

MACEIÓ, 2017.

JOÃO

LEONILDO

LOURENÇO

MARIANNA SILVA FIGUEIRÊDO DA ROCHA

RODRIGO

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Pesquisa sobre o tema acima citado elaborado para a matéria de Saneamento do curso de Engenharia Civil como um dos requisitos para obtenção de nota de Medida de Eficiência.

Orientador: Prof. Milena Bandeira de Melo

MACEIÓ, 2017.

SUMARIO


  1. INTRODUÇÃO

Os impactos gerados sobre os recursos hídricos pela produção e transporte de nutrientes nas bacias hidrográficas foram acelerados nos últimos 50 anos devido à modificação da paisagem para o desenvolvimento de atividades agrícolas e urbanas (RIVERS et al., 2011). Um dos reflexos dessas modifica‑ ções tem sido constatado por meio do excesso de nutrientes nos ecossistemas aquáticos, especificamente o nitrogênio e o fósforo, que se apresentam como os principais responsáveis pelo processo de eutrofização dos corpos de água.

A água é uma substância líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos e excelente solvente para muitas outras substâncias. Ela é importante em todos os momentos da vida, servindo para matar a sede dos seres vivos, preparar alimentos, irrigar a terra, lavar as mãos, tomar banho, gerar energia elétrica, utilizar na industrialização etc.

A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do nosso planeta e sociedade. Nesse sentido, fica claro que a água é um dos mais importantes bens naturais que possuímos e a falta dessa fonte de vida pode gerar diversos problemas a nossa saúde. Entretanto, habituou-se a tratar a água como algo inesgotável na natureza. O desperdício é enorme e os recursos finitos. Em algumas regiões do mundo, o problema da escassez é alarmante. Além da escassez, a poluição das águas gera diversas doenças que pode levar a morte dos seres vivos.

A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição, contaminação ou deposição de rejeitos na água dos rios, lagos, córregos, nascentes, além de mares e oceanos. Trata-se de um problema socioambiental de elevada gravidade. Pode ser pontual ou difusa. A primeira é a forma mais fácil de ser combatida, uma vez que a origem dos poluentes pode ser rastreada e limitada. As fontes difusas são mais difíceis de serem combatidas e geralmente seu tratamento envolve uma maior logística e uso de recursos financeiros. O uso de pesticidas e fertilizantes nas zonas rurais é um exemplo de fonte não-pontual de contaminação aquática pois estas substâncias penetram no solo e são carreadas para rios e aquíferos através de muitos quilômetros de extensão.

A principal causa da poluição das águas é o desenvolvimento desenfreado das atividades econômicas, sobretudo nas cidades, com o aumento da deposição indevida de rejeitos advindos do sistema de esgoto e saneamento. Outra causa também apontada é o destino incorreto do lixo por parte da população, que atira objetos nos cursos d'água por pura falta de conscientização ambiental.


  1. A ÁGUA

A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), entretanto o conceito de qualidade da água é muito mais amplo do que a simples caracterização da água pela fórmula molecular. Devido a sua propriedade de solvente e sua capacidade de transportar partículas, incorpora a si diversas impurezas.

  1. POLUIÇÃO HÍDRICA

“II - degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente;  

III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:  

a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

c) afetem desfavoravelmente a biota;

d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;”

LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Segundo Sperling, outra definição menos formal de poluição das águas é: a adição de substâncias ou de formar de energia que, direta ou indiretamente, alterem a natureza do corpo d’água de uma menira tal que prejudique os legítimos usos que ele são feitos.

Tabela 1: Principais agentes poluidores das águas

[pic 4]

Fonte: Sperlling, 2007.

  1. Tipos de poluição

As águas residuárias, que abrangem os efluentes domésticos e as descargas industriais, representam a maior fonte artificial de poluição pontual de corpos hídricos. Essas fontes são consideradas pontuais na medida em que os poluentes atingem um determinado corpo de água de forma concentrada no espaço, com localização definida e frequentemente com regime contínuo de produção.

As cargas poluidoras não pontuais (ou difusas) são geradas em áreas extensas e chegam aos corpos de água de forma intermitente, dificultando, assim, sua identificação, medição e controle (LIBOS; ROTUNNO FILHO; ZEILHOFER, 2003). As cargas difusas estão intimamente associadas à geologia, ao uso do solo (presença e tipo de floresta, práticas agrícolas e pastagens) e à morfologia da bacia de drenagem (THOMANN & MUELLER, 1987).

Sistemas de suporte à decisão que utilizam modelos hidrológicos acoplados às plataformas SIG têm sido frequentemente utilizados para a avaliação espacial e quantitativa do transporte de nutrientes em bacias hidrográficas, apresentando bons resultados (GRIZZETI; BOURAOUI; DE MARSILY, 2005; NEVES; DA SILVA; CRESTANA, 2006; HUANG & HONG, 2010; LINS et al., 2012). Alguns desses sistemas georreferen‑ ciados já incorporam modelos de qualidade da água para avaliação dos efeitos das cargas pontuais e difusas provenientes de bacias hidrográ‑ ficas sobre os corpos hídricos, tais como o Soil and Water Assessment Tool (SWAT) (ARNOLD et al., 1998; 2012) e o modelo AnnAGNPS (BINGNER & THEURER, 2005; HUANG & HONG, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (643.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com