TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparando Soluções

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2
  1. TITULO: Preparação de soluções

  1. INTRODUÇÃO:

No mundo, dificilmente encontramos algum tipo de substância pura, tudo é uma substância, que são denominadas misturas. Às misturas homogêneas pode-se chamar de soluções. Logo, podemos dizer que soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniformes. Definimos solução como uma mistura homogênea de mais de um componente. As soluções podem ser gasosas, líquidas e sólidas; como por exemplo o ar, a água do mar e as ligas metálicas. Porém, podemos ter soluções de gases em líquidos como no refrigerante, sendo componentes de uma solução temos então o soluto e o solvente. Considera-se como solvente a substância em maior quantidade no sistema. Quando temos a água como solvente podemos dizer que a solução é aquosa.

Referindo – se a quantidade de soluto dissolvido é possível assim classificar os tipos de soluções. As soluções saturadas são aquelas que possuem uma quantidade de soluto compatível com a solubilidade naquela temperatura. As soluções insaturadas possuem uma quantidade de soluto menor que a sua solubilidade naquela temperatura. E as soluções supersaturadas, são consideradas instáveis.

O coeficiente de solubilidade é definido por a quantidade máxima de soluto que será dissolvido em uma quantidade de solvente. A concentração comum é dada em gramas por litro onde a massa do soluto em gramas é divida pelo volume total da solução em litros. A molaridade ou concentração em mol por volume, ou concentração molar de uma solução é dada pela relação entre o número de mols de soluto e o volume da solução. Para diluir soluções de um mesmo soluto, basta relacionar a concentração e/ou volume inicial da solução original com a concentração e/ou desejada.

  1. OBJETIVOS
  • Aplicar os conceitos de concentração
  • Preparar as soluções

4.1- MATERIAS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS

4.1.1- MATERIAIS

Balões volumétricos

Espátula

Béquer

Bastão de Vidro

Água destilada

Pipetador

Pipeta graduada

4.1.2- REAGENTES

Hidroxido de Sódio - NaOH

Acido clorídrico - HCl

Biftalato de potássio – KHC8H4O4

Agua destilada

        4.1.3- EQUIPAMENTOS

Capela de exaustão

Balança analítica

        4.2 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

ETAPA 1: Adentrou – se ao laboratório portando as devidas vestimentas, deu – se inicio ao experimento. Calculou – se a quantidade de massa de NaOH necessária para preparar a solução, pesou – se na balança analítica a quantidade de NaOH em um béquer de 50 mL, adicionou – se ao béquer aproximadamente 20 mL de agua destilada e agitou – se a solução com o bastão de vidro para dissolver o NaOH. Transferiu – se a solução para o balão volumétrico de 100,0 mL, lavou – se o béquer com com agua destilada e o verteu – se o liquido para o balão volumétrico após esse processo transferiu – se todo o liquido que estava no balão volumétrico para um frasco de vidro e o armazenou – se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com