TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relatividade Restrita

Por:   •  31/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]  

  

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER  

ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA  

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELETRÔNICA  

   

  ATIVIDADE PRÁTICA – RELATIVIDADE RESTRITA 

Disciplina de Física Ótica e Ondas Prof.(a) Fernanda Fonseca

                                   Polo localizado em Rio Claro-SP

Ricardo Pitizker RU3293813                                                                                                                                                         E-mail: ricardopitizker@hotmail.com

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta metodologia de ensino para inserção da dilatação do Tempo, onde utilizamos uma simulação de uma nave espacial em distanciamento da Terra utilizando uma escala de 10, 20,30,40,50 e 60 % do aumento de sua velocidade luz, com isso chegamos a várias alterações no seu comportamento.

Palavra Chave

Conceito de velocidade luz e suas mudanças em de espaçamentos em determinados pontos de uma nave, utilizando a terra como referência.

Fundamentação teórica

     A teoria da relatividade restrita está fundamentada em dois postulados: o princípio da relatividade restrita e o princípio de constância da velocidade da luz. Segundo a teoria da relatividade restrita, um observador viajando à velocidade próxima à da luz percebe o tempo avançado e a distância encolhendo, também chamada de teoria da relatividade especial, é uma teoria, publicada em 1905 pelo cientista Albert Einstein, que postula a respeito da invariabilidade da velocidade da luz no vácuo e da inexistência de um referencial inercial absoluto.

    Albert Einstein foi um físico teórico alemão, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.       Einstein utilizou o fator de Lorentz foi um parâmetro-chave envolvido em muitas fórmulas da relatividade especial, os comprimentos e a massa relativística mudam para um objeto enquanto esse objeto está em movimento.

Utilizando desta formula;

                              [pic 2]

     As transformações matemáticas que ficaram conhecidas pelo nome de transformações de FitzGerald – Lorentz propunham descrever eventos que ocorriam num ponto do espaço observados a partir de dois diferentes referenciais. são representados por qualquer número real.

[pic 3]

                    [pic 4]

     O paradoxo dos gêmeos é uma forma simples de exemplificar a relatividade do tempo. Caso um homem faça uma velocidade pelo espaço em uma nave que consiga viajar na velocidade da luz, quando ele retornar, parecerá mais jovem que seu irmão gêmeo que ficou na Terra. Segundo a Teoria da Relatividade, os objetos que se movimentam a altíssimas velocidades sofrem uma contração na direção em que se deslocam. Esse efeito relativístico é conhecido como contração do espaço. Ainda, de acordo com a Teoria da Relatividade, a massa de um corpo aumenta à medida em que aumenta a sua velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (264.2 Kb)   docx (190.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com