TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão Tubulações

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

REVISÃO TUBULAÇÕES

Tubulação- condutos fechados destinados ao transporte de fluidos (líquidos, gasoso, materiais pastosos). Pode ser:

        De processo- de fluido ou fluidos.

        De utilidade- fluidos auxiliares e se dedicam ao processo de armazenagem ou distribuição de fluidos.

        De drenagem- coletam e conduzem ao destino conveniente os diversos efluentes.

        De instrumentação- para transmissão de ar comprimido para as válvulas de controle e instrumentos automáticos. Não são destinada para transporte de fluidos.

        De distribuição-

Classificação dos tubos:

Metálicos ferrosos- aço carbono, aço inoxidável, ferro fundido e forjado, aço liga.

        Aço carbono: maior parte das tubulações na refinaria. Transfere vapor, água, gases, hidrocarbonetos etc. Tem limitações com produtos corrosivos e temperatura muito baixa ou muito alta.

        Aço liga e inoxidável: usados em serviços especiais que utilizam fluidos corrosivos, de alta temperatura e etc. Usam Cr e Mo para altas temperaturas e Ni para baixas temperaturas.

        Ferro fundido- utilizado em ambiente de baixa pressão e poucos esforços mecânicos.

Metálicos não ferrosos- cobre, alumínio, chumbo, níquel etc. Usados para serviços que envolvem pequenos diâmetros. Possuem maior resistência a corrosão.

Não metálicos- PVC, cimento, borracha, concreto, vidro, plástico.

Diâmetro comercial

Os tubos são identificados pelo diâmetro nominal (DN) e a unidade é polegada (“). O DN de 1/8” a 12” não corresponde a nenhuma dimensão física dos tubos, só a partir de 14” a 36” que coincide com o diâmetro externo. Acima de 30” os tubos são padronizados, sob encomenda. O DN é menor que o diâmetro externo com valor fixo de 1/8” a 12”.

SCHEDULE

Espessura padronizada das parede da tubulação, quanto mais alto maior a espessura e menor o diâmetro interno. Os tubos usados em permutadores, fornos, caldeiras aumenta a área de troca de calor logo o diâmetro externo é igual ao DN.

Ligações

As ligações entre as tubulações e os acessórios podem ser soldados, rosqueados ou flangelados.

        Soldados- mais usados para tubos acima de 2”. Aço de qualquer tipo e metais não ferrosos soldáveis.

        Rosqueados- método antigo, pois é de baixo custo e fácil execução. É limitada a tubos de pequenos diâmetros (ate 4”) e para baixas pressões.

         Flangeadas- compreende dois flanges, jogo de parafusos, porcas e junta de vedação. São facilmente desmontáveis e aplicadas em situações de: tubulação +válvula; tubulação+equipamento. Os flanges mais usados na refinaria tem classe 150 e 300 lbs/pol². A junta de vedação deve ser deformável e elástico para compensar as irregularidades das faces dos flanges dando vedação perfeita. Além de ter especificado a suportar variações de temperatura e pressão.

Isolamento térmico

Tem como finalidade reduzir as trocas de calor do tubo para o meio ambiente ou virse-versa. Geralmente constituído de cálcio ou lã de rocha. Pode ser utilizado para:

        Motivo econômico: pois economiza energia, já que a troca de calor com o ambiente é um desperdício.

        Proteção pessoal: evita queimaduras caso o operador encoste na tubulação e também a irradiação de calor.

VALVULAS

Dispositivos usados para estabelecer, controlar e interromper a passagem de fluido em tubulações.

Tipos de válvulas que controlam o fluxo em qualquer direção

        Válvulas de bloqueio: estabelece ou interrompe o fluxo, ou seja, só funcionam completamente aberta ou fechada. Apresentam perda de carga mínima quando totalmente abertas. Ex: Gaveta, Macho e esfera. Na válvula gaveta emprega-se 3 sistemas diferentes de movimentação da haste:

                Haste ascendente com rosca externa: usado nas válvula grandes e de boa qualidade e tem apenas movimento de rotação e translação. A rosca fica externamente não estando em contato com o fluido. Acima do volante dá para ver se esta aberta ou fechada pela extensão do volante (vantagem).

                Haste ascendente com rosca interna: mais usada em válvulas pequenas e grande de baixa qualidade. Como a rosca é interna juntamente com a haste não dá para ver se esta aberto ou fechado.

                Haste não ascendente: com o volante tem apenas movimento de rotação. Usado em válvulas pequenas de qualidade inferior.

        Válvulas de regulagem: controla o fluxo e podem trabalhar em qualquer posição. Ex: globo, agulha, controle, borboleta e diafragma.

Tipos de válvulas que permitem o fluxo em apenas uma direção

        Retenção de portinhola, plug, esfera e pé. O fechamento é automático por diferença de pressão exercida pelo próprio fluido.

Tipos de válvulas que controlam a pressão a montante

        Conhecidas como válvula de segurança (quando destinadas a trabalhar com fluidos elásticos como vapor, ar gases), alivio (quando destinadas a trabalhar com líquidos) e contra pressão. Abri automaticamente quando a pressão ultrapassa o valor determinado.

Tipos de válvulas que controlam a pressão a jusante

        Válvulas redutoras e reguladores de pressão.

Componentes das válvulas

        Corpo- se conecta com a tubulação e onde passa o fluido do processo. São sujeitas a manutenção e devem ser facilmente desmontáveis.

        Castelo- parte que suporta e contém as peças móveis de controle de fluxo. É fixado ao corpo de maneira que permita rápida desmontagem e fácil acesso ao interior da válvula. Pode ser rosqueado com o corpo quando são pequenas e de baixa pressão; por união com o corpo para válvulas pequenas de alta pressão; e aparafusado com o corpo para válvulas grandes s de qualquer pressão.

Mecanismo interno

A haste, obturador e ser forma o trim da válvula e são as peças mais importantes e feitas de materiais de melhor qualidade, pois estão sujeitas a grandes esforços e a forte corrosão. A haste atravessa o castelo e pode ultrapassar o corpo e para evitar vazamento tem as gaxetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com