TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  4/9/2020  •  Resenha  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento sustentável

A Revolução Industrial possibilitou a capacidade do homem em utilizar os recursos naturais com maior interferência no meio ambiente, transformou toda uma população, a introdução das maquinas modificou a relação de trabalho, os ambientes, trazendo um forte mudança na organização social, com isso a comunidade cientifica, passou a ter um olhar diferente em relação as questões do meio ambiente, impulsionados pela preocupação com o acelerado desenvolvimento tecnológico, propondo os surgimento de santuários ecológicos e proteção de espécies sensíveis e em extinção.

Historicamente, a introdução da discussão em um panorama global que se proponha ao modelo de Desenvolvimento Sustentável, começou na década de 70 e percorre até os dias atuais. Essas discussões começaram a ter relevância quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveram uma Conferência sobre o Meio Ambiente em Estocolmo em 1972, então o termo desenvolvimento sustentável começou a ser utilizado e a percepção da degradação dos recursos naturais passou a ser um problema de primeira linha.

Em 1987, o Relatório Brundtland, foi elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Define o conceito: “É a forma como as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu realizar a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, em 1992 ou RIO 92 que foi um grande marco para a proteção ambiental e das questões ligadas ao desenvolvimento, medidas de diminuição da degradação e o não escassez dos recursos naturais para as futuras gerações.

No ano de 2002, foi realizado a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, pela ONU em Johanesburgo, na África do Sul a RIO +10. Tendo com ponto principal a discussão dos avanços alcançados pela Agenda 21 e outros acordos feitos em 1992. Como a busca por medidas para reduzir à metade o número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, o aumento da eficiência energética e o uso de energia renovável e a diminuição da poluição atmosférica em que tenha algum resultado posistivo em 2020.

Passados 20 anos após a Rio-92, a cidade do Rio de Janeiro abrigou novamente a Conferência das Nações Unidas para a RIO +20, desta vez sobre Desenvolvimento Sustentável. Mais 190 líderes de países participaram e propuseram mudanças com relação ao modo como estão sendo usados os recursos naturais do nosso planeta além do principal tema social que é a erradicação da pobreza.

Sustentabilidade pode ser entendida como acapacidade de conseguir suprir a necessidade humanas sem que afete as gerações futuras e tem relação direta com os apectos ambientais, econômicos e sociais.  A ambiental, trás um modelo de produção e consumo de forma a produzir e consumir e ainda garantir que os ecossistemas ainda possuem a sua capacidade de regeneração. A economia tem utilização dos recursos naturais, que tem um modelo de ecoeficiencia. A social, tende priorizar uma sociedade sustentável onde todos tenham o mínimo necessário para uma vida digna. Assim, atribuindo essas três dimensões no meio ambiente pode ser atendido o modelo de sustentabilidade desenvolvido.

Economia verde são os conjuntos de processos que contribuem para a produtividade da sociedade e desenvolvimentos sustentável nos apectos sociais e ambientais. E tem como resulta a igualdade social e o bem-estar da humanidade entre as gerações, contribuindo com uma redução significativa dos riscos ambientais e escassez ecológica tendo a ideia de uso dos recursos com consciência.

Para colocar em prática do desenvolvimento sustentabilidade são necessários as três bases que são a sustentabilidade economica, social e ambiental. A sustentabilidade economica que visa economizar, distribuição de bens igualitário, utilização racional dos produtos e ter lucro associado ao meio ambiente. A sustentabilidade social tem a preocupação socioambiental que visa a conduta de valorização da sociedade e ao meio ambiente, transparência, ética e responsábilidades. A sustentabilidade ambiental visa a reciclagem,  projetos referentes ao meio ambiente como reflorestamento, consumir de forma consciênte a garantir a renovação de seus recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com