TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA SUSTENT´VEL DE MEDICAMENTOS

Por:   •  5/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

LOGÍSTICA SUSTENT´VEL DE MEDICAMENTOS

Dados da quantidade de produto produzido e descartado;

A ANVISA estima que cerca de 30 mil toneladas de remédios são jogadas fora pelos consumidores a cada ano no Brasil. 75% das pessoas em São Paulo descartam a medicação no lixo doméstico e 6%, na pia ou no vaso sanitário.

Impactos negativos que o descarte inapropriado gera no meio ambiente;

No caso de antibióticos, já se constatou que, no meio ambiente, eles não chegam a causar a morte de animais, mas promovem o aumento da resistência de bactérias, Outro exemplo de impacto ambiental, são as sulfas (princípio ativo de determinados antibióticos) que se acumulam em vegetais e animais. Como essa substância não é destruída pela natureza, a tendência é de que ela “suba” pela cadeia alimentar, em direção ao homem. Outro impacto acontece com os estrogênios, contidos em anticoncepcionais. Na Alemanha, verificou-se que nas regiões próximas às saídas de esgotos tratados, esses hormônios estavam provocando a feminilização de anfíbios e peixes. Com isso, sua concentração aumenta até chegar num ponto em que se imagina que consumiremos alimentos produzidos com água tratada, mas com quantidade suficiente de fármacos que possa nos fazer mal.

Informações reais de como acontecem todas as etapas de logística que envolvem a fabricação desse produto, desde a matéria-prima até a entrega para o consumidor final;

Processo logístico começa no momento do fornecimento de matéria-prima ou insumos às indústrias farmacêuticas. De lá, o produto acabado é levado a armazéns climatizados e equipados com câmaras frias, onde recebem todo o cuidado até serem transportados para farmácias, unidades de saúdes ou centros de distribuição em outras regiões do país. Quando não são tomadas as medidas adequadas para a sua conservação, o produto pode sofrer deterioração e, com isso, ter o seu prazo de validade alterado, ou, no pior dos casos, gerar reações nocivas à saúde.

Por isso, o investimento em tecnologia e inteligência é essencial para que o produto chegue ao consumidor com qualidade e custo mais acessível. Para estocar os insumos ou os medicamentos acabados, é necessário um controle térmico de forma contínua, podendo variar entre a temperatura de 15ºC e 30ºC, ou, nos mais sensíveis, em câmaras frias com temperatura entre 2ºC e 8ºC. .

Ao saírem para ser distribuídos para os rincões do país, enfrentam todas as intempéries encontradas nas estradas brasileiras, sendo que, dependendo da região, precisam ser transportados via aérea ou hidroviária. Assim, os veículos precisam ser munidos de um bom sistema refrigerado e de segurança, uma vez que os medicamentos, pelo seu grande valor comercial, são uma das mercadorias mais visadas pelos ladrões. Para isso, os veículos são sempre rastreados e, em alguns casos, acompanhados até de escolta armada.

Sugestão de logística sustentável;

Fazer a logística reversa do medicamento, ou seja, o fluxo invertido, o consumidor faz o descarte do medicamento em farmácias e/ou postos de saúde, para que assim alguma empresa responsável passe recolhendo esses medicamentos a cada período de tempo determinado e leve até as indústrias farmacêuticas para fazer o descarte adequeado.

Objetivo do projeto de logística sustentável;

Evitar que os medicamentos sejam descartados indevidamente e prejudique a nós seres humanos e ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com