TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rádio Galena

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

RÁDIO GALENA

CAMPINAS-SP

2015

Sumário

Introdução        3

História        4

Objetivo        5

Desenvolvimento Teórico        6

Desenvolvimento Prático        9

Lista de Materiais        10

Conclusão        11

Bibliografia        12

Introdução

O projeto que elaboramos foi uma rádio de Cristal, especificamente uma rádio de Galena como é conhecida, que é um dos receptores mais simples da modulação de freqüências de áudio AM (530 a 1700 Khz) que se pode construir e tem tudo para despertar a curiosidade das pessoas, pois não necessita do uso de transistores e nem circuitos integrados, não precisa ser alimentado via energia elétrica e baterias.

A rádio de Galena utiliza a energia que vem pelas ondas de rádio, através de uma antena receptora RX, que capta o sinal das ondas de rádio de freqüências AM e através do seu simples circuito consegue transformar e filtrar esse sinal para que seja possível ouvir as rádios captadas por ele. A desvantagem é que ele necessita de uma antena extremamente grande para captar a energia da onda de transmissão em quantidade suficiente para fazer o dispositivo funcionar. Apesar disso, ainda é um rádio que pode ser bem utilizado, pois como dito, ele é bem simples de ser construído.

Na elaboração do nosso projeto, calculamos a rádio para que pudesse ser possível sintonizar duas freqüências de rádio AM, utilizando de uma antena receptora RX de 35 metros de comprimento, instalada em posição horizontal a referência do solo e em um local relativamente alto para que se pudesse ser possível ter uma melhor qualidade de captação do sinal.

Nesse trabalho, iremos citar o decorrer da elaboração do trabalho, tanto em relação aos cálculos e fórmulas utilizadas, quanto os testes práticos, pesquisas sobre a história da rádio de Galena e a conclusão que obtivemos no final do projeto.

História


Os projetos de rádio Galena, foram criados há muito tempo atrais, eram muito utilizados na primeira e segunda guerra mundial, pelo modo simples de se construir e pelo fato de não utilizar de muitos componentes eletrônicos. O Galena surgiu em 1906, quando um coronel do exército norte-americano, H. H. C. Dunwoody patenteou o detector de cristal. Consistia num fragmento de galena (sulfeto de chumbo natural), que era ligado a uma antena através de um arame fino conhecido também como bigode de gato. O som era enviado por um transmissor e captado pela antena, depois passava pelo cristal e era escutado através de um par de auriculares. No Brasil surgiu nas décadas de 20 e 30, conheceram as audições através dos galenas, receptores elementares, na maioria de fabricação caseira.

O uso do rádio de galena deixou de ser contravenção a partir de cinco de novembro de 1924, depois da à assinatura do Decreto numero 16.657, permitindo a qualquer pessoa, instalar estações receptoras, mas comprometendo-se o interessado a guardar sigilo absoluto de toda correspondência rádio-telefônica porventura interceptada pelo seu posto de recepção a ser instalado em sua residência.



Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo construir uma rádio Galena que fosse capaz de captar pelo menos duas rádios de modulação AM.
Rádio de galena é um receptor extremamente simples e fácil de ser construído. Sua característica mais notável é que não são utilizadas baterias ou energia da rede elétrica para seu funcionamento, o circuito simplesmente converte os sinais de rádio captados pela antena receptora em áudio.

A desvantagem é que ele necessita de uma antena muito grande para captar a energia da onda de transmissão em quantidade suficiente para fazer o dispositivo funcionar. O modelo básico possui uma bobina de fio esmaltado que, em conjunto com um capacitor variável sintoniza a emissora desejada. O sinal de radiofreqüência (RF) sintonizado passa então por um retificador que "extrai" o sinal de áudio que modula a portadora de rádio freqüência. Este mesmo sinal de áudio é então aplicado a fones de ouvido de alta sensibilidade.

No nosso projeto, conseguimos captar o áudio sem a necessidade da utilização do fone de alta sensibilidade, obviamente que não se tem um sinal filtrado com grande qualidade, mais obtivemos uma boa capitação e como o objetivo era apenas de demonstrar ser possível por na prática a idéia da rádio Galena, obtivemos êxito no final.

Desenvolvimento Teórico

No desenvolvimento teórico, projetamos um circuito baseado no que foi aprendido na matéria de Circuitos Elétricos, livros e pesquisas na internet. Fizemos os cálculos para uma antena de 35 metros, um indutor de 100 espiras (100 voltas), 57,48 cm de comprimento e raio de 13,34 cm, para que em paralelo com um capacitor de 1000pF fizesse a função de sintonização. Para que fosse possível realizar a sintonização, fizemos uma adaptação no indutor o tornando um indutor variável, ou seja, com a utilização de gancho que podemos variar manualmente, é possível se ter valores diferentes de indutância, sendo assim, sintonizar mais de uma rádio. Depois utilizamos um diodo 1n5817 para funcionar como um modulador de freqüências AM. E por fim, um capacitor de 100nF na saída para realizar a filtragem do sinal recebido. O Projeto então tomou a seguinte forma:

[pic 2]

Para os demais cálculos da indutância das duas rádios que nosso projeto pode sintonizar, utilizamos as seguintes fórmulas abaixo, levando em conta também componentes importantes como raio e comprimento da bobina, que foi medido no desenvolvimento do projeto, que será citado na próxima etapa desse trabalho.

Descrições:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Cálculo da Indutância “L” para a Bobina Inteira

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

Cálculo da Indutância “L” para a Radio 01 (AM 870KHZ – Radio Central)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (634.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com