TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia do 5G no Brasil

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O propósito deste estudo foi apresentar e analisar as cinco gerações de telefonia móvel, mais conhecida como 5G, uma tecnologia inovadora que se encontra em constante desenvolvimento. Esta tecnologia proporciona uma nova rede de informações e dados muito mais rápida para atender a todos, apresentada também a dificuldade de instalação no território brasileiro e quais são as melhorias que essa tecnologia irá nos trazer futuramente.

Palavras Chaves: 5G – Tecnologia.

ABSTRACT

The purpose of this study was to present and analyze the five generations of • mobile telephony, better known as 5G, a constantly evolving innovative technology. This technology provides a new information and data network much faster to serve everyone, also presented the difficulty of installation in the Brazilian territory and what are the improvements that this technology will bring us in the future.

Key Words: 5G - Tecnology.

1 INTRODUÇÃO

A quinta geração da telefonia móvel, ou 5G, como é mais conhecido, é um novo conceito que está sendo estudado e testado em diversas regiões, e em breve começará a ser implantado de forma definitiva em todo mundo.

Este novo modelo de conexão se dá ao fato de que a sociedade atual necessitará futuramente de mais banda nas conexões móveis, o que beneficia também a IoT (Internet das Coisas, ou Internet of Things).

Para realizar uma implantação do 5G com sucesso, estão sendo necessários vários estudos de viabilidade, assim como a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), entidade responsável por regularizar o setor de telefonia no brasil. A forma de comunicação principal para a rede 5G serão as ondas milimétricas (MMWave), que são capazes de fornecer uma capacidade de dados muito alta. Este estudo estabelece como o problema de pesquisa: apresentar um diagnóstico de desafios ainda a serem enfrentadas, uma visão das potencialidades e um mapeamento das oportunidades propiciadas pela tecnologia 5G no Brasil. [7]

1.1 OBJETIVO

Realizar um diagnóstico de desafios ainda a serem enfrentadas, uma visão das potencialidades e um mapeamento das oportunidades propiciadas pela tecnologia 5G no Brasil.

1.2 METODOLOGIA

O presente artigo foi desenvolvido através de pesquisas em sites, revistas e publicações específicas, a fim de se obter informações sobre as redes de telefonia móvel e principalmente a geração 5G.

2 DESENVOLVIMENTO

A ideia de criar uma rede de telecomunicações baseada em radiofrequência é antiga, tendo seu início na década de 1940, a Bell Labs (empresa afiliada com a AT&T, que hoje é uma das maiores operadoras dos EUA) já discutia o assunto com os órgãos regulatórios estadunidenses. Ao longo dos anos 1950 e 1960, a empresa conduziu seus próprios experimentos em paralelo com a Motorola, gerando uma verdadeira corrida para ver quem lançaria o primeiro celular móvel.

Na época, a Motorola era líder no segmento de “car phones”, telefones imensos que eram instalados dentro de automóveis e trabalhavam com canais de comunicação muito limitados.

Figura 1 - Motorola's Car Phone

Fonte: Motorola (2018)

Tendo em vista maior portabilidade e flexibilidade, o que não se tinha com os "Car Phones”, foram iniciadas pesquisas para o desenvolvimento de um aparelho mais móvel e pessoal, com isso no dia 3 de abril de 1973. Martin Cooper, um engenheiro que trabalhava na Motorola, resolveu demonstrar à imprensa norte-americana um protótipo do DynaTAC 8000X, que viria a ser o primeiro celular comercial do mundo. [5]

Figura 2 - DynaTAC 8000X

Fonte: Vargas-Patiño (2016)

2.1 A EVOLUÇÃO DAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES MÓVEIS

As redes 5G são a quinta geração da telefonia móvel, mas antes tivemos outras bastante importantes.

2.2 A PRIMEIRA GERAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL – 1G.

Desenvolvido na década de 1980, 1G era utilizado o sistema AMPS conhecido como (Advanced Mobile Phone System), não sendo capaz de transmitir os dados, somente transmitindo a voz. Na época existia somente o celular (Motorola Dynatac 8000X), sendo um celular portátil muito grande chegando aproximadamente 25 cm de comprimento, pesando apenas 1 kg. [4]

2.3 A SEGUNDA GERAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL - 2G.

Chegando na década de 1990, foi iniciado a implantação do 2G, utilizando as tecnologias GSM, TDMA (Time Division Multiple Access) e CDMA (Code Division Multiple Access), chegando a possível utilização do SMS (mensagem de texto) transmitindo dados. Com possiblidades de acesso à internet, e velocidade reduzida podendo chegar a 114 Kbps. Alguns portais da internet começaram a criar páginas para celular, com a tecnologia WAP (Wireless Aplication Protocol), assim reduzindo o conteúdo do site em detalhes minimizados. [4]

2.4 A TERCEIRA GERAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL - 3G.

No ano de 2001, uma empresa japonesa chamada NTT DoCoMo, projetou o primeiro celular 3G do mundo, usando a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) e CDMA-2000, oferecendo altas velocidades de conexão podendo chegar de 400 Kbps a 4 Mbps. Com os novos modelos de celulares podendo fazer, vídeos chamados.

Fora os celulares, o 3G veio para revolucionar também as internets fixas, sendo utilizados os recursos como vídeo chamada, streaming de vídeo, mensagens multimídia, entre outros. As operadoras começaram a comercializar os modems 3G, permitindo que computadores e notebooks tivessem acesso à internet. [6]

2.5 A QUARTA GERAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL - 4G.

Em 2011 o 4G começou a ser implantado com a tecnologia LTE (Long Term Evolution), chamando atenção pela capacidade de atingir altas velocidades de conexão sua taxa de transmissão podendo chegar a 300 Mbits para download, 75 Mbits para upload e tendo a sua velocidade de navegação que variam entre 100 Mbps e 1 Gbps. Baseando nesses números, sendo possível assistir streaming de vídeo com uma qualidade alta que a usual, sem travas. [6]

2.6 A QUINTA GERAÇÃO DE TELEFONIA MÓVEL –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com