TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transposição do Rio São Francisco: eixo leste

Por:   •  10/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

AMADA LEITE

DONGLARES DE ARAGÃO FILHO

ISAÍAS BRITO COSMO DA SILVA

MATHEUS LÊMOS

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Transposição do Rio São Francisco: eixo leste

JOÃO PESSOA - PB

2017

AMADA LEITE

DONGLARES DE ARAGÃO FILHO

ISAÍAS BRITO COSMO DA SILVA

MATHEUS LÊMOS

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Transposição do Rio São Francisco: eixo leste

Relatório entregue ao docente de Materiais de Construção. Turma: Edificações III - 2017.1, tarde; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, como requisito para obtenção de nota da disciplina em questão.

Prof. Dr. Maurício Machado Pereira

João Pessoa-PB

2017

introdução

A transposição do Rio São Francisco denominada pelo governo federal de Projeto de Integração do Rio são Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, é a maior obra de transposição hídrica da história do Brasil, que abrangerá a mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A obra consiste em levar água a áreas áridas do Sertão Setentrional Nordestino a partir de energia gravitacional (de trechos mais altos para os mais baixos) e por bombeamento (de lugares mais baixos para os mais altos). Assim para manter a inclinação (3°) por um percurso maior, faz-se necessário a construção de aquedutos, túneis e galerias. Já para o bombeamento, existem estações de bombeamento (EBI’s e EBV’s), subestações e rede de energia elétrica para alimentar o referido processo.

A obra, que começou em 2007, é dividida em dois eixos principais: o Eixo Norte, que estende-se do município de Cabrobó (PE) até Cajazeiras (PB) com 260 km de extensão, e o Eixo Leste, com extensão de 217 km percorrendo deste Floresta (PE) até Monteiro (PB). Além dos Ramais ou Eixos associados.

Dessa forma, a obra conta com estruturas de aquedutos, barragens, túneis, galerias, “overshoots”, adutoras, reservatórios e estações de bombeamento, as quais (as do Eixo Leste) visitamos.


Visita Técnica à Transposição do Rio São Francisco

  1. objetivo

Analisar as estruturas construtivas das obras do Eixo Leste, em Monteiro (PB) e Sertânia (PE), da Transposição do Rio São Francisco: suas funcionalidades, tipos de materiais, princípios de funcionamento, estruturas envolvidas, objetivos construtivos, bem como o cotidiano da obra.  

  1. metodologia

A visita técnica consistiu em observar as estruturas construtivas envolvidas na obra da Transposição, durante dois dias, acompanhados pela Engenheira responsável pela obra. Dessa forma pode-se visitar várias estruturas, tirando-se dúvidas, e fazendo as devidas anotações e observações acerca destas.

  1. Desenvolvimento

A turma do 3º e 4 º ano de Edificações, saiu do Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, e, após cinco (5) horas de viagem chegaram ao Instituto Federal da Paraíba – Campus Monteiro, onde instalaram-se por dois dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com