TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO CONCRETO LEVE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  5/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ADEMILSON NASCIMENTO CASTALDELLI

CONCRETO LEVE COM POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS)

RONDONÓPOLIS

2017


[pic 2]

ADEMILSON NASCIMENTO CASTALDELLI

[pic 3]

PROJETO DE PESQUISA

A UTILIZAÇAO DO CONCRETO LEVE NA CONSTRUÇAO CIVIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Faculdade Anhanguera Educacional.

RONDONÓPOLIS

2017

SUMÁRIO

1 TEMA        4

2 PROBLEMA DA PESQUISA        5

3 OBJETIVOS        5

3.1 OBJETIVO GERAL        5

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

4 JUSTIFICATIVA        6

5 Fundamentaçao teórica        7

5 Definiçao da Metodologia        8

6 Bibliografia        9

        


1 TEMA

A UTILIZAÇÃO DO CONCRETO LEVE NA CONSTRUÇAO CIVIL

2 PROBLEMA DA PESQUISA

Um dos principais problemas do mundo globalizado é a grande quantidade de lixo que e produzido e descartado diariamente pelo Homem muitas vezes diretamente no meio ambiente, lixo esse que muitas vezes tem grande valia com, por exemplo, o EPS que pode ser reutilizado muito facilmente na construção civil. Pode se triturar o EPS e utilizar na construção de blocos e painéis lajes sua utilização restringe apenas em vigas estruturais onde não requer um grande esforço.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

Realizar uma pesquisa ampla mostrando a utilização do EPS na construção civil como uma forma econômica e ecológica de material reutilizado.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Demonstrar os impactos da utilização do EPS na construção civil.
  • Destacar os benefícios da utilização do EPS, como um material seguro e durável.
  • Conhecer o processo de utilização do EPS como isolante térmico, lajes e blocos de concreto.

4 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem o intuito de comprovar como o EPS pode ser de grande valia na construção civil por conta de sua leveza e propriedades (resistência, isolamento térmico, e baixa densidade) O uso do EPS no concreto agrega economia dimensionamento estrutural e facilidade de manuseio na obra.

Assim entende se que a realização dessa pesquisa e de grande valia tanto pra a construção civil que ganha em agilidade e redução de custo, como diminui o índice de EPS que seriam jogados em meio à natureza.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

EM 1957, na Basf (Alemanha) começou se a desenvolver uma mistura que levava em na sua formação um material bem conhecido chamado EPS (Polietileno expandido). No início, o processo foi muito lento devido ao alto preço da matéria prima; as pérolas pré-expandidas eram considera um material de alto valor. Apesar dos problemas encontrados na época o processo de evolução não parou; em 1968 houve uma expectativa de que o concreto leve teria uma grande importância na construção civil, por apresentar uma série de vantagens sobre o concreto convencional (cimento, areia e brita). O concreto leve pode ser obtido com grande padrão de qualidade, por ser um material de fácil moldagem, vindo a facilita os projetos arquitetônicos. Misturado em betoneiras (cimento, areia e as perolas de poliestireno), é depois moldado nas formas. Seu transporte é simples, Podendo utilizar carrinho de mão ou caminhão bomba, como um concreto convencional. Por tratar-se de um material leve, há uma grande facilidade em seu manuseio. As pérolas de EPS servem como elementos de enchimento e devem ser incorporadas a elementos de maior peso (cimento e areia), para que se obtenha um concreto com maior resistência depois da cura. No processo de execução do concreto leve, a quantidade de pérolas expandidas gira entre 60 e 70% (sessenta e setenta por cento) do volume do concreto e o restante é mesclado pela estrutura do concreto, decisiva para percentagem do consumo do cimento. O concreto leve possui baixa condutividade térmica, não permite que o calor externo se propague para o ambiente interno, nem que o interno seja transferido para o externo, garantindo conforto térmico à construção. Além disso, sua versatilidade em ser moldado em vários tamanhos e modelos é outra grande vantagem. Por ter uma, baixa absorção à água, não retém umidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com