TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Usinagem por Plasma

Por:   •  23/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PLASMA        

2.1        DEFINIÇÃO        

2.2        DESCOBERTA        

3        CORTE PLASMA        

3.1        DEFINIÇÃO        

3.2        PROCEDIMENTO PARA CORTE        

3.3        DESCOBERTA        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Existem atualmente muitos tipos de usinagem diferentes para diversos tipos de processos, principalmente quando se trata de corte de metal, e entre eles temos o processo de usinagem por plasma. A usinagem por plasma tem como característica principal o fato de conseguir um corte em metais com grande espessura, vindo principalmente em virtude de um outro processo já utilizado na usinagem de corte de metais, o oxicorte, ser baseado em oxidação com oxigênio, e por isso, este processo não consegue ser feito em materiais com baixa reatividade ao oxigênio, como o cobre, latão, alumínio, aço inoxidável entre outros. Apesar da usinagem por plasma surgir primeiramente por este fato, hoje em dia ela já é a principal usinagem para qualquer tipo de metais, inclusive os que podem ser feitos por oxicorte, pois apresenta melhores benefícios como menor custo, maior velocidade de corte e precisão.

  1. PLASMA
  1. DEFINIÇÃO

Desde sempre foi nos ensinado que uma determinada matéria pode ter 3 estados físicos diferentes, que são: estado sólido, líquido e gasoso. A melhor maneira de se explicar o que é plasma, seria defini-lo como o quarto estado físico da matéria, vindo após o estado gasoso. Tal processo ocorre quando se adiciona mais energia no material quando o mesmo já está em condição de gás. Com esse acréscimo energético os gases gerados durante o processo passam a ser ionizados, tornando os mesmos eletricamente, condutores. Estes gazes ionizados formam o plasma.

[pic 1]

Figura 1 – Plasma

  1. DESCOBERTA
  1. CORTE PLASMA
  1. DEFINIÇÃO

O corte plasma usa o gás condutor ionizado para transferir energia de um eletrodo para qualquer material condutor. Um exemplo na natureza é o relâmpago, que conduz energia de um lugar a outro através de partículas ionizadas do ar.

A formação do arco de plasma começa quando o gás é forçado por uma pequena abertura no bico, em seguida esse gás é carregado negativamente devido ao eletrodo presente. Quando esse gás encosta no material a ser usinado, que está carregado positivamente, resulta em um arco elétrico que é chamado de “jato de plasma”. O jato de plasma imediatamente atinge temperaturas superiores a 22000 ºC, que rapidamente penetra no material e realiza o corte.

[pic 2]

[pic 3]

Figura 2 – Esquema Ferramenta

Figura 3 - Ferramenta

  1.  PROCEDIMENTO PARA CORTE
  1. Fixar o fio terra na peça a ser cortada, para que forme o arco plasma

[pic 4]

Figura 4

  1. Posicionar o bico da tocha na posição vertical em relação a peça a ser usinada

[pic 5]

Figura 5

  1. Começar o corte a        partir da borda da peça

[pic 6]

Figura 6

  1. DESCOBERTA

O corte plasma foi descoberto acidentalmente 1950. Antigamente o processo de soldagem TiG era o grande método utilizado para soldagem de metais nobres. Enquanto os cientistas desenvolviam o processo de soldagem, descobriram que se reduzissem o diâmetro do bocal, aonde saia a tocha de gás utilizado na soldagem, as propriedades do arco elétrico do equipamento de soldagem ficavam diferentes. Com a redução do diâmetro do bocal, o gás o arco elétrico era comprimido aumentando a velocidade e o calor do gás, então quando saia pelo bocal, o gás ionizado, em vez de soldar, cortava o material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (109.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com