TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ação do vento nas estruturas e edificações.

Por:   •  21/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

A ação do vento nas estruturas e edificações.


O vento não ocasiona problemas em construções , pesadas, baixas e com paredes grossas, mais sim em estruturas grandes onde o vento passa a ser uma das ações que são muito importantes a determinar no projeto de estruturas das construções civis  .
As principais causas dos acidentes devidos ao vento são a falta de ancoragem de terças,  contraventamento insuficiente de estruturas de cobertura,  fundações inadequadas;, paredes inadequadas, deformabilidade excessiva da edificação entre outras.
E para não ocasionar esses acidentes temos que levar em  consideração que as estruturas devem ser construídas conforme a  NBR 6123/1988 “Forças devidas ao vento em edificações  que de acordo a essa norma são calculados e regidas  as forças devidas ao vento.
Muitos casos não são considerados dentro da NBR 6123, mais quando a edificação , tem suas formas ou dimensõese acaba provocando perturbações significativas no escoamento ou por obstáculos na sua vizinhança, o correto é fazer a ensaios em túnel de vento onde serão simuladas as características do vento natural.
Vento pode ser definido como o movimento de uma massa de ar devido às variações de temperatura e pressão. Se um corpo é colocado no fluxo do vento, e ocorre a alteração da sua trajetória, é porque houve uma interação de forças entre a massa de ar e a superfície do corpo.
Os ventos são produzidos e identificados por diferenças de temperatura de massas de ar na atmosfera, uma maneira fácil de identifica-los é quando uma frente fria chega na área e choca-se com o ar quente que é produzido pelo vento, isso sempre ocorre antes do inicio de uma chuva.
Há varias formas dos ventos agirem sobre a estruturas, abaixo segue algumas:

Barlavento: Região de onde sopra o vento, em relação à edificação  
Vento  a barlavento: o vento faz ocorrer uma pressão sobre a estrutura e a empurra na direção para onde  o vento esta indo.

Sotavento: Região oposta àquela de onde sopra o vento, em relação à edificação.
Vento a sotavento: ele provoca uma sucção na estrutura a empurra aonde na direção aonde o  vendo esta soprando.

[pic 1]

Quando o vento sopra sobre uma superfície existe uma sobrepressão (sinal positivo), porem e  quando ocorre o contrário, ocorre a  sucção (sinal negativo) sobre a superfície. O vento sempre atua perpendicularmente a superfície que obstrói sua passagem.


[pic 2]

Vento paralelo:  é o vento que puxa o componente para a direção perpendicular do vento e isso ocorre porque ele produz um esforço de sucção vertical mesmo.

Sucção: Pressão efetiva abaixo da pressão atmosférica de referência (sinal negativo)
Vento com sucção interna: faz uma sucção sobre a estrutura, e a puxa na direção perpendicular  do veto e na direção e sentido do vento.

Vento com pressão interna: faz uma pressão sobre a estrutura , e a acaba a empurrando na direção perpendicular e no mesmo sentido do vento.


[pic 3]

Abaixo a uma imagem do mapa de Isopletas conforme NBR 6123 , mostra a velocidade dos ventos no brasil, A velocidade básica do vento, V0 , é a velocidade de uma rajada de 3 s, excedida em média uma vez em 50 anos, a 10 m acima do terreno, em campo aberto e plano. Como regra geral, é admitido que o vento básico pode soprar de qualquer direção horizontal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (514.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com