TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção civil no Brasil e no Exterior

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal da Paraíba

Departamento de engenharia de produção

Disciplina: Processos de Construção de Edificações

Professora: Maria Bernadete

A construção civil no Brasil trabalha tanto o lado do desenvolvimento do país quanto do social, tornando habitáveis lugares que certas vezes eram ignorados, tendo seus processos por etapas, envolvendo uma gama de pessoas de diversas áreas.

Vários projetos como o PAC, Minha Casa Minha Vida, foram criados e colocados em prática para aquecer a economia e o mercado de construção no Brasil.

Não é só de Vanglorias que a construção aparenta, mas de trajetórias irregulares quanto às condições dos trabalhadores, que por muitas das vezes são levados constantemente a condições de trabalho precárias.

A indústria da construção civil nos últimos anos teve um crescimento considerável chegando a ter 10% de crescimento em 2010. No entanto, atualmente segue em ritmo desacelerado, estima-se que em 2015 o Produto Interno Bruto (PIB) tenha uma queda de, no mínimo 5%, e deverá crescer apenas 1%. Alguns fatores impactaram nesse decréscimo para 2015, os ajustes realizados pelo governo, crescimento da inflação, aumento das taxa de juros, diminuição dos investimentos públicos, desaquecimento nas vendas que é reflexo direto da redução do consumo das famílias, evitam realizar dividas e estão mais cuidadosos com o orçamento diante de uma persistente inflação e do encarecimento do crédito.

Por consequência desse decréscimo o nível de emprego na construção civil também vem em queda, visto que a diminuição no volume de obras é consequência das decisões de investimentos tomadas, devida a queda no crescimento de 2013 e 2014.

No cenário mundial, a construção civil vem crescendo em proporções junto à economia e o ritmo é ditado por países em sua maioria desenvolvidos, exportando projetos e serviços. De uns anos pra cá a crise mundial afetou diretamente os preços dos materiais, mas em contrapartida, os países criaram alternativas para aquecer o mercado. Existem desafios quanto ao modo de trabalho e as restrições que cada país impõe nos canteiros de obras, tornando um grande desafio para empreiteiras se adaptarem ao modo de trabalho.

http://www.uel.br/eventos/semanacsoc/pages/arquivos/GT%208/Cardoso%20Fernando%20Henrique%20-%20Artigo.pdf

http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/secex/desproducao/forcompetitividade/estcadeias/estcomcadintbrasil/perExpServicos/conCivil/ServicosConstrucaoResumo.PDF

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/numero-de-empregados-na-construcao-encolheu-em-2014-diz-a-fgv

http://www.jornalopcao.com.br/reportagens/2015-sera-o-ano-dos-reajustes-para-economia-brasileira-entenda-o-porque-7027/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com