TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A energia solar é o futuro energético mundial, uma energia limpa e renovável

Por:   •  6/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

a energia solar é o futuro energético mundial, uma energia limpa e renovável.

A energia solar é a luz e o calor do sol que é convertido em energia elétrica. A energia solar é o principal recurso de energia renovável do mundo. As usinas de energia solar geram eletricidade usando radiação solar, que é então armazenada em baterias ou gerando corrente contínua; é assim que os sistemas de energia solar produzem eletricidade. Muitos países estão investindo em projetos solares devido aos seus muitos benefícios. Os sistemas de energia solar tornaram-se mais acessíveis e estão sendo instalados em maior número à medida que a tecnologia solar melhora.

A energia solar é o principal recurso de energia renovável do mundo, uma vez que continua a produzir por longos períodos sem esgotamento. A radiação solar que recebemos do sol alimenta constantemente nosso planeta; podemos usar essa energia para produzir eletricidade ou aquecer nossas casas. Os sistemas de energia solar produzem eletricidade a partir de uma conversão direta da luz solar em eletricidade sem usar fontes externas de combustível. Além disso, as usinas térmicas solares usam água ou vapor para gerar eletricidade. Esses tipos de usinas geralmente são grandes e precisam de muita terra, tornando-as ambientalmente desvantajosas em muitas áreas. No entanto, novos desenvolvimentos estão criando sistemas de energia solar menores que podem ser instalados em qualquer lugar.

A energia solar é usada há séculos; civilizações antigas usavam ferramentas movidas a energia solar e mecanismos de relógio gregos e romanos usavam para aquecer suas cidades nas estações mais frias. Em 1580, o holandês Nikolaus Koenig construiu o primeiro sistema moderno de aquecimento solar em Kelders sob Glyosejrch Farms em Amersfoort, Holanda. Alguns anos depois, o arquiteto francês Andre Jourdet construiu um sistema de aquecimento solar semelhante no Chateau de Chavignon, perto de Lyon, na França. Nos últimos anos, Frank e Margaret Melton obtiveram uma patente para seu sistema de "energia solar" de fornecer calor sem combustível ou lenha em 1847 - o mesmo ano em que Frank morreu prematuramente por exposição resultante de sua invenção. Joseph Swan também desenvolveu um sistema de iluminação elétrica usando a invenção de sua esposa - a primeira vez que a iluminação artificial consistia apenas em faíscas elétricas sem chamas ou velas - que ele patenteou dois anos depois com base em sua morte por envenenamento por monóxido de carbono causado por seu próprio sistema de geração.

As preocupações com os impactos ambientais da energia solar foram muito exageradas à medida que as tecnologias solares estão melhorando e se tornando mais baratas; no entanto, ainda existem algumas preocupações em relação à poluição do ar resultante de projetos fotovoltaicos. As emissões de gases com efeito de estufa continuam a aumentar a um ritmo alarmante devido ao aumento da utilização de combustíveis fósseis, bem como às emissões não regulamentadas de gases com efeito de estufa produzidas por indústrias como a automóvel e a agricultura. O IPCC da ONU alerta que as temperaturas globais podem subir 2°C acima dos níveis pré-industriais até 2070 se não reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa agora. Se implementássemos todas as potenciais iniciativas verdes atualmente em andamento em todo o mundo - incluindo o uso generalizado de fontes renováveis, como energia eólica e solar - poderíamos reduzir as emissões globais de dióxido de carbono de forma significativa o suficiente para evitar esse aumento de temperatura de 2° C acima do pré-industrial níveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (287.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com