TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A equação matemática utilizada para interpretar os dados

Artigo: A equação matemática utilizada para interpretar os dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  Artigo  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

A equação matemática utilizada para interpretar os dados obtidos in loco para infiltração será a de Kostiakov (1932), que propôs que a infiltração acumulada é dada da seguinte forma:

I=K.t^a (2)

Onde:

I = infiltração acumulada (mm);

T = tempo total de infiltração (h); e

K e  = parâmetros dependentes do tipo de solo e suas condições iniciais (empíricos).

Uma observação a ser feita, é de que a equação acima é falha porque não caracterizar fielmente a infiltração em longos períodos de tempo, mas a partir dela pode-se obter a taxa de infiltração (i):• Compactação – Solos nus tendem a se tornar parcialmente impermeáveis, devido à ação compactadora pelas gotas de chuva e pela ação do tráfego constante de homens, veículos ou animais.

Vários métodos de campo podem ser utilizados para determinar-se a infiltração de um solo, o mais comum é o método do infiltrômetro de anéis concêntricos, devido sua simplicidade e fácil execução. O equipamento para este método consiste em dois anéis, sendo estes cravados concentricamente no solo, devem estes ser enterrados verticalmente com sobra de 15 cm no solo. Para execução do ensaio coloca-se água ao mesmo tempo nos dois anéis, e com uma régua graduada acompanha-se a infiltração no cilindro interno com intervalos de tempo específicos, o anel externo serve para evitar que a infiltração se dê de forma lateral. A lâmina d’água nos anéis deve ser de 5 cm, permitindo uma oscilação de no máximo 2 cm.

Para o ensaio serão utilizados modelos empíricos de Kostiakov (1932) e Kostiakov Lewis (1945). Sendo estes modelos para a previsão de taxa de infiltração. Eles determinam a evolução do volume infiltrado em relação ao tempo de infiltraçã

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com