TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era da concorrência entre as redes

Tese: A era da concorrência entre as redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA III

A era da concorrência entre redes.

1- Analise

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na nossa empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.

Todo modelo de gestão de cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de melhorar a eficiência, o ganho de rendimento, das atividades seguintes:

Previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda;

Como melhorar a previsão de demanda;

Localização de fornecedores de matérias-primas;

Fabricação do produto;

Armazenagem do produto;

Entrega do produto.

Devolução do produto pelo cliente, caso necessário;

Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde necessário. Lembrando-se nós obtemos informações e números sobre os processos, é mais fácil gerenciá-los. No entanto, é bom ter certeza de que os números refletem a realidade, para que as decisões da gerência sejam tomadas em função de conhecimento real do processo. Além disso, com um histórico em mãos, fica menos complexo identificar pontos frágeis, como dependência de um único fornecedor ou de um mercado.

Observamos a melhoria da nossa empresa no processo de gestão da cadeia de suprimentos:

Melhora da colaboração e a comunicação de seus compradores com os fornecedores, informando-os de suas intenções de modificar ou melhorar algum processo de fabricação;

Manter os níveis de estoques baixos quanto aceitável desde que seja seguro, utilizando um processo just-in-time ou de produção por pedidos sempre que possível.

O custo de estoque é um dos principais indicadores utilizados para se analisar o desempenho logístico de uma organização.

Investir em tecnologias de comunicação, especialmente com os fornecedores, a fim de reduzir os tempos de pedido e entrega e garantir que a matéria-prima esteja sempre disponível. Assim como o custo de estoque, o tempo de atendimento ao cliente é outro indicador fundamental, pois incentiva a empresa a ter um relacionamento mais próximo com seus clientes e assim garantir um atendimento mais rápido.

Assim, mantendo em mente que o processo de gestão da cadeia de suprimentos não são feitos isoladamente ele é uma relação entre a sua empresa e as outras com as quais você se relaciona. Toda mudança que você faça no processo de gestão de sua cadeia deve ser uma experiência compartilhada e positiva para todos que a compõem uma verdadeira relação ganha-ganha, para que a relação de longo prazo seja favorável para nós, e os nossos clientes.

No ambiente dinâmico e com concorrentes oferecendo produtos similares, a agilidade e o custo podem ser fatores determinantes do sucesso ou fracasso. Assim, quanto mais próxima de uma parceria for às relações com seus fornecedores e clientes, maiores as chances de ter todos envolvidos e comprometidos no processo de oferecer o melhor produto ao mercado.

2- Relatório

A logística empresarial envolve todas as áreas da empresa, ajuda a organizar as operações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com