TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A introdução do sistema AVA (ambiente de aprendizagem virtual) como uma loja de conteúdo interativo

Pesquisas Acadêmicas: A introdução do sistema AVA (ambiente de aprendizagem virtual) como uma loja de conteúdo interativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 14

AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO AS PRÁTICAS DOCENTES

RESUMO

O texto apresenta uma forma de suprir a necessidades de reposição de aulas e dinamizar os processos metodológicos a serem aplicados na Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão. Como autor da proposta sugiro uma ferramenta didático-pedagógica a ser utilizada em um ambiente virtual de aprendizagem a ser implantado na instituição, após uma pesquisa de opinião realizada entre professores e alunos visando conhecer o nível de interesse dos mesmos sobre a aplicabilidade do AVA Moodle, como sistema de ensino-aprendizagem complementar. O resultado da pesquisa veio comprovar o interesse na aplicabilidade deste sistema junto à amostra pela inovação e interatividade alcançados, vinculando a integração humano-tecnológica na forma de ensinar e sanar possíveis lacunas existentes na programação regular da escola. Somando-se a isso, a praticidade em agregar novas tecnologias de ensino e acessibilidade em navegar numa plataforma que agrega formas colaborativas e simultâneas duas modalidades de ensino: presencial – virtual tornando-as mais atrativas e dinâmicas.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia, tecnologia, inovação, docentes, discentes.

VIRTUAL ENVIRONMENT FACULTY SUPPORT PRACTICES

ABSTRACT

The paper presents a way to meet the needs of replacement classes and streamline the methodological processes to be applied at the State School of Professional Education José Maria Falcao. As the author of the proposal I suggest a didactic-pedagogic tool to be used in a virtual learning environment to be deployed in the institution, after an opinion poll conducted among teachers and students aiming to know the level of interest of the same on the applicability of the Moodle VLE, as supplementary teaching-learning system. The survey results came demonstrate interest in the applicability of this system with the sample for innovation and interactivity achieved by linking the human-technology integration in the teaching and remedy possible gaps in the regular school schedule. Adding to this, the practicality of adding new teaching technologies and accessibility browse a platform that aggregates colabarativas and simultaneous forms two types of education: classroom - virtual making them more attractive and dynamic.

KEY-WORDS: Methodology, technology, innovation, teachers, students.

AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO AS PRÁTICAS DOCENTES

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como proposta auxiliar o docente em suas práticas pedagógicas, na implantação de um sistema AVA que se constitui em um suporte tecnológico que visa suprir as necessidades da escola e do próprio professor na reposição de aulas; e na redução das deficiências de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa escolar facultando-lhes alternativamente aulas de reforço e banco de questões que se acrescem aos métodos convencionais da instituição. Aponta-se ainda a vantagem na administração de aulas virtuais de reposição focadas na dinamicidade e na construção de conteúdos colaborativos entre professor-aluno, sistemática, muitas vezes ausentes na sala de aula presencial.

Nessa perspectiva, o sistema AVA, terá como suporte tecnológico e gestão, profissionais de TI que colaborarão com os professores na organização e armazenamento de informações expostas no ambiente virtual interativo de fácil domínio e uso por parte dos alunos, de modo a exercer o seu protagonismo dentro da sala de aula.

O método de repor as aulas online no horário de aula é aplicado inicialmente na instituição mencionada tendo como usuários seu corpo docente que o utiliza este sistema, para fins metodológicos em suas aulas, e o corpo discente do curso de informática, que desenvolve e aprimora seus conhecimentos na personalização e customização desse sistema, assim como na produção do conteúdo multimídia.

O uso de um sistema virtual de EAD é uma proposta alternativa de ensino, segundo Lynn Alves, Daniella Barros, Alexandra Okata (2009) citada por Gutierrez e Prieto (1994, p. 62) uma metodologia inovadora e desafiadora para os docentes e discentes. Primeiro por ser algo diferente do que já estão acostumados; e segundo na promoção de sua acessibilidade digital, uma vez que muitos não têm acesso à internet viabilizando-a através da intranet, modelo que facilitaria a inclusão já que os alunos permanecem na instituição em tempo integral. Utilizar tecnologias como o Atutor ou Moodle geram empolgação pelo novo e agilidade nos processos extra sala de aula, trazendo uma grande satisfação nos resultados alcançados com o auxilio das TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação).

O SISTEMA DE AVA

Conforme assinalado, à adoção de um sistema AVA (ambiente virtual de aprendizagem) como repositório de conteúdos interativos se constitui numa maneira de suprir as necessidades pedagógicas do corpo docente da Escola Profissional José Maria Falcão, com a possibilidade de ser personalizado por qualquer pessoa, empresa ou instituição, por ser uma aplicação Open Source.

Os usuários desse sistema seriam: professores do (Laboratório Escolar de Informática - LEI) tendo a responsabilidade pelo controle do conteúdo a ser administrado virtualmente nos laboratórios; professores e coordenadores teriam a possibilidade de acompanhar o rendimento de sua turma à distância; os alunos ao terem aulas de reforço sem a necessidade da presença física do docente na orientação de trabalhos, provas online etc.; permitindo a autonomia no acompanhamento de seus resultados de aprendizagem, assim como na economia na impressão de papel por terem acesso a acervos digitais como livros, apostilas, vídeos, slides e documentos etc. Outro destaque é a chance dos alunos obterem informações relativas ao mercado de trabalho em um ambiente similar ao da sala de aula. Soma-se a esta proposta a oportunidade dos alunos do curso de informática associaram e aplicaram seus conhecimentos na implantação, personalização, modificação e administração de uma aplicação de ensino a distância com conteúdo interativo tais como: jogos educativos, tratamento de vídeos, imagens, textos e ferramentas síncronas e assíncronas.

A utilização deste método

Ao ser realizado uma analise nas dificuldades de reposição de aula na escola EEEP José Maria Falcão que funciona em período integral, detectou-se que quando um professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com