TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A missão do veículo Apollo

Artigo: A missão do veículo Apollo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Artigo  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Estas missões testaram a tripulação, os veículos espaciais e as instalações de apoio à missão. Elas testaram os módulos de comando, incluindo comunicações e sistemas de rastreamento e sobrevivência. As equipes também fotografaram a superfície lunar e avaliaram o desempenho do módulo lunar entre a Terra e a órbita da Lua.

A Apollo 10 foi um verdadeiro ensaio para o pouso lunar. Todas as operações, com exceção da alunissagem, foram executadas.

Depois de testar todos os elementos da missão tripulada para a Lua, a Apollo 11 finalmente estava pronta para partir.

O foguete Saturno V foi utilizado para lançar Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins em sua jornada ao redor da Lua. Ele era composto por três estágios, que se separaram em diversos intervalos durante a viagem à Lua.

Ao se aproximar da Lua, o módulo de comando e o módulo lunar se destacaram no estágio final do veículo de lançamento. Uma série de manobras, coreografadas com precisão, acoplou o módulo lunar ao módulo de comando antes da entrada na órbita lunar. Uma vez na órbita, Aldrin e Armstrong partiram no módulo lunar, deixando Collins no módulo de comando, pousando na superfície da Lua e fazendo história.

Seis missões Apollo pousaram na Lua e retornaram com 380 quilos de pedras e solo para a Terra. Coletadas entre 1969 e 1972 em diferentes locais próximos ao equador lunar, um total de 2.415 peças, de tamanhos que variam entre um grão de areia e uma bola de basquete, foram armazenadas no Lunar Receiving Laboratory (LRL) no Centro Espacial Lyndon B. Johnson.

As últimas três missões Apollo (15, 16, 17) utilizaram um veículo exploratório lunar para aumentar a mobilidade dos astronautas, e eles puderam retornar à Terra com várias amostras de rochas e do solo.

Uma das mais famosas amostras de rocha, a “pedra do Gênesis”, foi trazida pela Apollo 15 em 1971. Batizada com este nome por ter 4 bilhões de anos, ela foi encontrada em uma região montanhosa da Lua, sobre uma colina, coberta por poeira branca.

Para assegurar que as amostras não sejam contaminadas, os cientistas que as examinam precisam usar luvas de borracha revestidas de teflon e instrumentos de alumínio, aço inoxidável ou teflon.

http://discoverybrasil.uol.com.br/web/nasa/fora_orbita/apollo/

No final da década de 1960, o mundo passava por diversas transformações.

Ao mesmo tempo em que o movimento hippie sonhava com Paz e Amor, a guerra matava milhares de pessoas no Vietnã. Enquanto os jovens se preparavam para ir ao Festival de Woodstock ouvir Janis Joplin e Jimi Hendrix, a Guerra Fria entre as superpotências avançava e colocava o mundo sob tensão.

No Brasil era época do Regime Militar, da Tropicália e dos Festivais da Record. A novela das 8 era Rosa Rebelde, com Tarcísio Meira e Glória Menezes, mas a possibilidade de ver a Seleção se tornar tricampeã mundial no ano seguinte era o assunto dominante nos bares e esquinas.

Mesmo com tantos fatos acontecendo ao mesmo tempo, poucas vezes na história da humanidade um evento em particular chamou tanto a atenção das pessoas. Era um evento diferente, havia um sentimento de orgulho pela capacidade humana e uma sensação de que algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com