TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A norma ABNT NBR 9050

Resenha: A norma ABNT NBR 9050. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 2

A acessibilidade visa incorporar pessoas com deficiência ao meio urbano sem qualquer problema de adaptação ou locomoção.

A norma ABNT NBR 9050, estabelece critérios nas construções, instalações, espaços ás condições de acessibilidade, não somente para cadeirantes e pessoas com deficiência visual, mas para todos os tipos de limitações de mobilidade ou percepção, estes com ou sem ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelho de apoio, cadeiras de rodas, bengalas, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades .

Toda construção ou espaço devem atender ao disposto escrito na norma para serem acessíveis calçadas, elementos, equipamentos urbanos, faixas para pedestres entre outros.

Há parâmetros antropométricos que são adotados por siglas que são:

M.R - modulo de referencia

P.C.R - pessoa com cadeira de rodas

P.M.R - pessoa com mobilidade reduzida

P.O - pessoas obesas

L.H - linha do horizonte

São apresentadas figuras representando a forma de locomoção de pessoas em pé e em cadeira de rodas. São representadas também o angulo de alcance dessas pessoas.

São apresentadas as formas de comunicação. Símbolos com suas finalidades e suas aplicações. Sinalizações táteis de alerta em calçadas, escadas e direcionais.

Na norma são mencionados os corrimãos e os guarda-copos cada qual com sua finalidade.

As portas e os corredores são citados junto às medidas necessárias para tornar a passagem acessível á todas as pessoas.

Segundo a norma os banheiros devem ser instalados junco com todos os seus acessórios, mas sem que nada interfira na transferência.

Os centros culturais, teatros, cinemas, também são baseado na ABNT 9050, mas os critérios podem ficar em aprovação pelos órgãos do patrimônio histórico e cultural competentes.

Restaurantes, hotéis, motéis, locais de serviço de saúde, locais para esporte, lazer, turismo, escola, biblioteca, comercio, bancos, delegacias entre outros,devem respeitar a norma.

Chegamos á conclusão de que tudo no espaço tem relação á Ergonomia pela acessibilidade, e também que essa acessibilidade não fica somente relacionada á pessoas com deficiencia ou com dificuldade de locomoção, mas á todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com