TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A posição da Bently Nevada

Artigo: A posição da Bently Nevada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

Envelope de Aceleração. Evite-o!

A posição da Bently Nevada

Autor: Bently Nevada

Traduzido por:

- Engº André Luiz de Pádua Pereira

- Engº Jânio Barbosa

E-Mail dos tradutores: vibra@atlanticpost.com

O arquivo traduzido pode ser obtido no site: www.vibra.dynamiczone.com

O arquivo original em Inglês pode ser obtido no site:

www. bently.com

A posição da Bently Nevada no uso da Tecnologia de Envelope de Aceleração como uma ferramenta de diagnóstico de mancais de elementos girantes é simples e nem um pouco ambígua: É uma abordagem fundamentalmente incorreta, e nós desencorajamos o seu uso. Alguns poderiam perguntar, "Mas qual é o problema, se eu aplico esta tecnologia com os devidos cuidados"? Nossa resposta é a mesma: Não a use de forma alguma!

De uma perspectiva de aplicação prática, alguns de nossos clientes experimentaram seu uso mas obtiveram resultados inconsistentes e desapontadores. De uma perspectiva teórica, alguns dos mais recentes artigos que defendem seu uso (como aqueles apresentados por Barclay, Jones, e Wei [1,2,3]) ignoram completamente as considerações de diferenças de dureza dinâmica entre várias carcaças de mancais e os fatores que afetam a transferência de energia através da estrutura de suporte da máquina - considerações fundamentais para uma completa e científica avaliação baseada em princípios estabelecidos pela engenharia. Um dos artigos[1] vai tão longe sobre a oferta de uma equação generalizada com coeficientes empiricamente derivados, sugerindo ser o método, viável para avaliar a integridade de qualquer mancal de elementos girantes.

O que é Envelope de Aceleração?

Envelope de Aceleração algoritmo de processo de sinal bastante discutido que pode ser encontrado em vários produtos de monitoração de vibração comercialmente disponíveis, como os coletores de dados portáteis e monitores de canal único. Reivindica permitir ao usuário, medir vibração nas carcaças dos mancais, usando um acelerômetro para extrair sinais de amplitude muito pequenos gerados quando os defeitos do mancal excitam as ressonâncias estruturais na máquina. Estes são sinais que em caso contrário não seriam observáveis em um gráfico amplitude X tempo convencional ou em apresentação de meio espectro.

Onde as pessoas estão defendendo seu uso?

A necessidade de uma advertência antecipada de degradação nos mancais de elemento girante é clara. Isto permite o planejamento de manutenção e ajuda a evitar falhas nas maquinas. Foram propostas várias tecnologias durante anos, voltadas para esta necessidade, entre elas o Envelopamento de Aceleração. Os artigos referenciados defendem fortemente esta tecnologia como um método fidedigno e efetivo para descoberta de defeitos em mancais de elementos girantes. A Bently Nevada não concorda com a avaliação desta tecnologia.

Que problemas existem com esta tecnologia?

Enquanto nós resumimos alguns dos problemas com esta tecnologia nesta seção, isto não deveria ser interpretado como "você pode superar estas dificuldades aplicando a tecnologia cuidadosamente". Nós acreditamos que a tecnologia não é fundamentalmente robusta quando aplicada no diagnóstico de mancal de elemento girante. Nenhuma quantia de “aplicação cuidadosa” pode compensar os problemas subjacentes.

Primeiro, como notado no parágrafo inicial, os clientes informaram dificuldades na obtenção de medidas fidedignas e repetitíveis quando usando o algoritmo de Envelope de Aceleração. Assim, alguns usuários da tecnologia estão questionando sua utilidade. Quando os usuários expressam preocupações quanto a credibilidade dos dados que eles estão usando para tomar decisões, isto passa a ser um problema fundamental.

Segundo, existe a tendência dos fabricantes oferecerem "receitas" para avaliar dados aplicando Envelopamento de Aceleração para todos os mancais sob virtualmente todas circunstâncias. Um exemplo é o uso de tais "receitas" para estabelecer limites de alarmes para todas as máquinas. A Avaliação da severidade de um defeito de mancal não pode ser resolvida com uma equação simples aplicada a todos os mancais ou com “gráficos" genéricos. Nem podem tais gráficos serem usados com confiança para identificar defeitos de máquinas com regras simplificadas demais, como "2X sempre denota desalinhamento, 1X sempre denota desbalanceamento, etc.". Sempre são requeridos diagnósticos adicionais e interpretação através de pessoal qualificado.

Terceiro, os mancais de elementos girantes são monitorados tipicamente com transdutores sísmicos portáteis e um coletor de dados também portátil. Porque as medidas para Envelopamento de Aceleração é tão sensível, pequenas variações no modo que as leituras são feitas pode render resultados amplamente variados. Estas variações, porém, são integrantes do processo de coleta manual e incluem:

- Leituras não sempre tomadas na mesma localização na carcaça do mancal.

- Os transdutores não são instalados perfeitamente perpendiculares ao plano de medida.

- Pressão desigual aplicada pela pessoa que faz as leituras.

- Leituras tomadas ao redor e ao longo da carcaça do mancal variarão significativamente.

Quaisquer destes erros de medida contribuirão potencialmente para variações significantes no Envelopamento de Aceleração. Isto conduzirá a má interpretação e uma conclusão errônea relativa à integridade do mancal.

Quarto, Envelopamento de Aceleração exige que o usuário estabeleça cuidadosamente os cantos de filtro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com