TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A produção de alumínio a partir da bauxita

Artigo: A produção de alumínio a partir da bauxita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

A alumio é feito a partir da bauxita,um minério encontrado em grupos de climas como:mediterrâneo ,tropical e subtropical feito em três etapas:mineração ,refinaria e redução.

Existe um processo em que a bauxita é dissolvida em soda e depois filtrada para separar o material sólido para a cristalização da alumina .Deste processo é retirado o pó branco de alumina enviado para obter o alumínio através do processo conhecido como hall-heroult.A gestão ambiental desse processo de mineração da bauxita é a primeira etapa da cadeia e do compromisso da indústria de alumínio com o desenvolvimento sustentável .

Hoje em dia você encontra o alumínio em tudo ao seu redor desde portas,bicicletas até aeronaves pois o alumínio é leve,forte e muito resistente a corrosão e rachaduras.Esta produção custa caro mas com o tempo torna-se lucrativo,sendo o elemento metálico mais abundante do mundo.

Depois de extraída a alumina ela é queimada para eliminar a umidade e depois passada em caldeirões ,uma corrente elétrica poderosa para produzir a eletrolise, o processo de redução da alumina é dado a 950°,os amidos usados são retirados para serem reciclados ,as hastes de alumínio são limpas e depois reutilizadas . A corrente elétrica quebra as ligações moleculares e o alumínio pesado fica no fundo do caldeirão enquanto o flúor é retirado e utilizado como gás retirado e tratado, depois o alumínio é retirado com um cadinho rapidamente indo para casa de fundição em fornalhas extremamente quentes ficando armazenado para aguardar a fundição verticalmente de modo semi contínuo produzindo folhas ou blocos em produtos semi acabados.

O resfriamento é acelerado com jatos de água surgindo vingótes de até 25 toneladas e de cada 5 toneladas de bauxita são produzidos 2 toneladas de alumina que por sua vez produz 1 tonelada de alumínio produzindo de 200 á 400mil toneladas por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com