TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS QUIMICA ALUMINIO X BAUXITA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS QUIMICA ALUMINIO X BAUXITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2012  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

Primeiramente, o aço e o alumínio são metais totalmente distintos. As principais vantagens do aço são as resistências mecânicas, baixo custo e abundância de matéria prima na natureza (ferro e carbono). Contudo tem como desvantagem a alta densidade (conseqüentemente o grande peso) menor é ocorrência da oxidação (ferrugem).

O alumínio tem como vantagem a baixa densidade, flexibilidade e o fato de quase não ocorrer oxidação.

Porém não é muito abundante na natureza a sua produção é cara.

Claro que algumas características citadas acima podem ser encaradas como vantagens ou desvantagens de acordo com as necessidades de cada projeto.

O alumínio é um metal leve, macio e resistente, não é tóxico como metal, não-magnético, sua densidade é aproximadamente de um terço do aço, É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha.

O aço é um metal formado por ferro e carbono por meio de forja, laminação e extrusão. Pode incorporar outro componente tipo sucata, mineral ou combustível como o enxofre e o fósforo.

Ainda pode incorporar componentes para melhorar sua resistência, e dureza como o níquel, cromo, molibdênio e outros,é facilmente corrosivo por ação química ou eletroquímica do próprio meio ambiente. O oxigênio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no aço forma o óxido de ferro causando alterações naturais, porém, indesejáveis. Além dessas propriedades importantes, propriedade mais característica do aço inoxidável é a sua resistência à corrosão.

RESPONDENDO : o alumínio não pode ser usado no lugar do aço MÁS algumas situações, o aço pode sim ser substituído pelo alumínio. Por exemplo, nas montadoras de veículos motorizados, é mais proveitoso usar ligas de alumínio, pois este implica numa diminuição de até 40% no peso de componentes automotivos, enquanto a utilização do aço de alta resistência diminui o peso no Maximo em apenas 11%.

Passo 3

Que produtos podem ser obtidos a partir da Bauxita?

Detergente, alumínio, dessecante e talco.

-Um zeólito artificial composto por alumina (usado em catalise) de estrutura porosa, utilizado na indústria química detergentes;

-Alumínio (desde aeronáutica a utensílio da cozinha);

-Sílica-gel (usado como dessecante );

-Dióxido de titânio é usado como componente de diversos produtos, como por exemplo, o talco.

Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparece no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos.

Al(OH)3 = hidróxido de alumínio (base)

Al2O3 = óxido de alumínio (óxido)

AlCl 3 = cloreto de alumínio (sais)

Na[Al(OH)4] = aluminado de sódio (sais)

Al2(OH)6 = cloreto de alumínio (sais)

Al2(SO4)3 = sulfato de alumínio (base)

KAl(SO4)2 = sulfato duplo de alumínio (base)

H2O = dióxido de hidrogênio ( base)

Escolher 4 compostos obtidos a partir da bauxita e relacioná-los com a sua utilização nos processos industriais

Abrasivos: são materiais usados no polimento de uma variedade de produtos que abrange desde sapatos até peças de mármore. Lixas, discos de corte e desgaste, rebolos e esponjas são alguns dos produtos das indústrias de abrasivos.Basicamente, a abrasão consiste na remoção de partículas de uma superfície por meio de atrito com um material mais duro.

Vidros: produto utilizado nas construções civis, residências, etc. feito a partir da alumina

Alumínio: muito utilizado para fabricação de latas de refrigerantes, utensílios domésticos, como panelas, garfos, talheres, etc.

Cerâmicas: produto feito a partir de compostos da bauxita, utilizado em construções residenciais nos pisos, etc.

Passo 4

Características principais ( LER, RESUMIR E TRANSFORMAR EM FLUXOGRAMA )

O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão e cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com