TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sociedade

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Com base na situação apresentada, concordo que muitas crianças morrem de desnutrição devido à miséria. Enquanto essas crianças estão sofrendo por falta de alimento, moradia e educação, outras pessoas estão usufruindo de seus luxos, tentando se aparecer.

Na minha opinião vivemos em um mundo capitalista, onde o que mais importa, é ter roupas de marca, ter bens materiais, um bom carro, brinquedos dos mais caros, mas esquecemos o primordial que é ter empatia pelo próximo e tentar se colocar no lugar do outro. Os valores essenciais devem ser ensinados as crianças desde pequenos, tentando ser éticos e humildes independente da condição em que se encontra. Nos dias atuais, a sociedade se importa mais com o bem individual. Acredito que devemos ter um pouco de luxo, pois existe esforço para construir isso, porém, é imprescindível pensar em um todo.

Para finalizar, acredito que poderíamos abrir mão de nosso luxo e doar o dinheiro para diminuir a fome. É preciso separar entre o luxo individual e o bem estar de uma população, afinal deve existir solidariedade e conscientização dos indivíduos para diminuir a desigualdade entre ricos e pobres.

O habitat do ser humano é o Planeta Terra, onde também habitam outras espécies animais das quais nos humanos somos dependentes em algumas ocasiões. A preservação das espécies e da natureza em si é dependente de todo o meio, pois sem ele não existe vida. O homem por ser um predador por excelência, ser um ser irracional e causar grandes descobertas a nível cientifico e ecológico acaba destruindo a natureza, sua própria “vida”.

A questão abordada no documentário nos dá uma noção maior sobre a história das coisas e a economia circular. Extremamente importante para o setor de Resíduos Sólidos e a busca por soluções sustentáveis para o nosso planeta.

O documentário foi produzido nos Estados Unidos, mas o seu conceito se aplica a todo o mundo. Quando entendemos o ciclo de vida dos produtos, conseguimos identificar como o lixo é gerado, deste a extração do material, produção, venda, consumo e por fim o descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

Para mudar de fato está produção exagerada, a economia e a mídia deveriam adotar medidas preventivas e soluções eficientes neste combate em vez de incentivar ainda mais à compra e à produção de produtos que influenciam no meio. Sendo que um dos principais problemas é o foco no crescimento econômico e o PIB como o único instrumento para mensurar como a nossa sociedade faz isso.

Deste modo, eu, como cidadã consciente e preocupada com o Planeta Terra e com as gerações futuras, tento ser menos consumista no sentido de comprar produtos supérfluos para aumentar meu ego e utilizo os produtos até o fim de sua vida útil. De fato, tento conscientizar a população brasileira a utilizar sacolas renováveis em vez de plásticas a qual é um perigo para a natureza e também para as espécies marinhas, incentivar os agricultores a reduzir o consumo de agrotóxico nas plantações para amenizar o consumo de água.

Reconhecendo que estamos todos ligados à natureza e somos dependentes dela. Seja cada organismo da diminuta bactéria, passando pela vasta gama de plantas e animais, até chegar aos seres humanos é um ciclo todo integrado e, portanto, um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com