TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

Pesquisas Acadêmicas: CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  2.395 Visualizações

Página 1 de 10

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Cultura: Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros.

A cultura em si, é aquilo que faz com que o Homem seja aquilo que é numa sociedade específica e num tempo próprio. Falar de cultura é, essencialmente, falar do Homem, das suas faculdades, do seu desenvolvimento, da sua maneira de ver e entender o cosmos, de compreender o sobrenatural. A cultura é o desejo permanente e incessante do Homem se conhecer, crescer no mundo e escrever a história.

A palavra cultura pode, também, exprimir a totalidade, ou uma parte do pensamento e das ações que distinguem uma sociedade de outras. Assim, podemos dizer que o fator cultural na vida dos povos, é o que de mais essencial faz perpetuar a sua maneira de ser e de estar no mundo. Deste modo, podemos afirmar que há uma pluralidade de culturas que convivem em diferentes tempos e lugares.

Por fim, ressaltando, todos os seres humanos têm cultura, e que a cultura não é inata nas pessoas, mas é adquirida na convivência em grupo. E o lugar ideal para a aquisição, desenvolvimento e conscientização da importância da cultura, ainda é a escola. Nela alunos e professores trocam experiências, vivências e singularidades. Convivem diariamente com as diferenças e praticam a “inclusão cultural”.

Sociedade: Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Fischer).

A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham ideias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas.

Pessoas de diferentes nações (como por exemplo, vindas de outro país formam sociedades, que muitas vezes são fechadas entre si) unidas por suas tradições, crenças e ideais também são chamadas de sociedade.

Por fim, a sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas, também existem as sociedades animais.

Indivíduo por sua vez, podemos definir como pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais totalmente desiguais, mas que conseguem de uma forma ou de outra convive entre si, sendo no trabalho, como chefes e ou empregados, ou no próprio meio em que vivem, por terem uma desigualdade muito grande de situação financeira. Enquanto alguns vivem em verdadeiras mansões, outros estão morando em casebres sem a menor infraestrutura necessária, ou até mesmo debaixo de pontes sem ter muitas vezes nem alimentação necessária.

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE.

O ser humano vivia em uma época pouco questionada, onde simplesmente as pessoas faziam as coisas pelo simples fato de estarem fazendo o que lhes era pedido, ordenado, ensinado sem nem terem a noção para que servia ou porque era feito. Esta época era o período onde o surgimento das maquinas aquecia a indústria mecânica e por este fato o trabalho mecânico começava em forte escala e consequentemente exigindo mais de seus funcionários a produtividade cada vez mais acelerada, para isso é necessário o fato de aprender operar uma maquina e começar assim a produção, mas sem nem ao menos falar o porquê produzir tal peça? Para que ser tal peça?

Poderia não parecer, mas o ser humano tinha essa necessidade, o operário gostaria de saber o porquê ele fabricou determinado equipamento.

Será que as pessoas começariam a pensar de por que estavam fazendo isso ou aquilo?

O fato de simplesmente confeccionarem uma peça não significava que sabia qual a sua finalidade.

A questões de trabalho vão muito além de saber fazer, talvez o porquê fazer? Por que nós trabalhamos?

Simplesmente para suprir nossas necessidades básicas, como comer, vestir, etc.

Pois precisamos de dinheiro para tais necessidades. Mas e a satisfação que o dinheiro não compra? Onde encontramos esta?

Acreditamos que antigamente trabalhássemos pelo simples fato de suprir necessidades básicas, mas hoje, sabe-se que não é só para isso.

Hoje nosso trabalho vai muito mais além, entendemos o que fazemos e se caso, ainda não entendemos, queremos entender, pois é muito mais que fazermos por fazer. Tudo o que realizamos faz com que venhamos a nos sentir realizados e essa realização vai muito mais que o profissional, faz com que venhamos a consumir, ou seja, nos tornamos consumidores diferenciados, a nossa cultura esta modificada, já vivemos de forma mais questionável, mas acreditamos que hoje estamos desta forma porque lá no passado pessoas que começaram este questionamento, os quais ate fizeram revoluções para que hoje possamos questionar e entender os fatos que nos cercam, onde sabemos que fazemos parte do processo e não que só devemos executar o que nos é determinado.

A sociedade vivia de forma reprimida, as coisas aconteciam por acontecer, hoje a sociedade pode se beneficiar de tudo isso que nos faz pensar e modificar, questionar e assim resolver as situações tornando o processo mais rápido, mais pratico, consequentemente os resultados serão melhores.

A comunicação ficou mais fácil entre as pessoas, à interação é mais ampla que podemos perceber em larga escala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com