TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANDROID

Tese: ANDROID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O Android é o sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis popular do mundo.

O Android confere aos usuários facilidade de navegação e vários recursos, agilidade e flexibilidade por parte do programador para o desenvolvimento de novas aplicações. É um sistema operacional de código aberto, ou seja, seu código fonte é disponível para os usuários, baseado na kerne Linux. Um diferencial é a flexibilidade de rodar nos aparelhos de vários fabricantes. O Android foi desenvolvido com 12 milhões de linha de código, 3 milhões em XML, 2,8 milhões em c, 1,75 em c++ e 2,1 milhões em JAVA, e de acordo MORIMOTO:

Grande parte da estratégia em torno do Android é centrada no desenvolvimento de aplicativos por parte de outras empresas e programadores independentes. E que o Google entendeu que, assim como nos desktops, as plataformas de smartphones estão se consolidando e o mais importante passou a serem os aplicativos e não o hardware ou as funções básicas do sistema. Sendo a ultima empresa a entrar no mercado, o Google é quem mais esta investindo pesado nessa frente, montando grande equipe de desenvolvimento, investindo em contatos com fabricante e na divulgação do sistema e incentivando a participação externa.

HISTÓRIA

Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc. Nessa época em que o Google que era comandado por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

Em Dezembro de 2006, surgiram especulações de que o Google estava planejando lançar o seu próprio celular. O projeto acabou por não ser um telefone, mas um sistema operacional para dispositivos móveis, o que o Google adquiriu e depois lançou como um projeto código aberto sob a licença Apache 2.0. Atualmente, é desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp.

O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado em 22 de outubro de 2008.

Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP.

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas. A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3Dbaseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones. O armazenamento de dados utiliza o SQLite. O envio de mensagens está disponível tanto em SMS como MMS. O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM. O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS,acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

O ambiente de desenvolvimento (SDK) Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE)(atualmente 3.4 ou 3.5) pode ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

Licenciamento

O Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. A Google publicou todo o código sob a licença Apache. No entanto ele depende de uma autorização da própria Google para poder acessar a biblioteca de aplicativos, que pode variar entre Android Market e Play Store.

O licenciamento para se conseguir um certificado valido para o Android Market ou Play Store para celular deve passar por testes para verificar se ele é compatível, em hardware, com os aplicativos disponibilizados pela loja.

"O Android causou um grande impacto quando foi anunciado, atraindo a atenção de muita gente. Podemos dizer que isso aconteceu porque por trás dele está nada mais nada menos do que o Google, a empresa que está revolucionando a internet.

Entretanto, não é apenas o Google que está na jogada, e sim um grupo formado por empresas líderes do mercado de telefonia como a Motorola, LG, Samsung, Sony Ericsson e muitas outras. Esse grupo, chamado de Open Handset Alliance (OHA) foi criado com a intenção de padronizar uma plataforma de código aberto e livre para celulares, justamente para atender a todas as expectativas e tendências do mercado atual" (LECHETA, 2010, p.20)

VERSÕES

Android 1.0 (Astro)

Voltado principalmente para negócios, esta versão tinha como principais características suporte a navegadores HTML, reprodução de vídeos via YouTube, além de serviços como GTalk, Gmail, Google Maps e Google Sync. Logo em sua primeira versão, implantou a janela de notificações, além de já possuir o Android Market para o download e atualização de apps.

O sistema do Google, porém, não trazia muitos recursos de câmera e nem reprodução de vídeos no media player. O Android Astro fez sua estreia no G1, primeiro gadget a trazer a plataforma ao mercado consumidor norte-americano pela operadora T-Mobile.

Android 1.5 (Cupcake)

Lançada em abril de 2009, a segunda versão do Android foi a primeira disponível comercialmente em grande escala. A atualização trouxe correções de bugs e muitas funcionalidades ao sistema do Google. Além disso, o Cupcake chegou com o primeiro telefone touchscreen com a plataforma, o HTC Magic.

Mais uma inovação da versão foi a introdução dos widgets de terceiros, além de uma ferramenta de copiar e colar, opção de captura de vídeo na câmera, upload de conteúdo para YouTube e Picasa. O Android Cupcake trouxe ainda o suporte a reprodução de vídeos, transições animadas de tela, opção de autorrotação de display e adição de fotos aos contatos favoritos.

Android 1.6 (Donut)

Cinco meses após a estreia do Cupcake, o Android Donut chegou com o mesmo padrão visual do sistema anterior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com