TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANDROID

Projeto de pesquisa: ANDROID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 5

. Introdução

O Android é a primeira plataforma para aplicações móveis completamente livres e de código aberto (open-sourse), o que leva a uma grande vantagem para sua evolução, uma vez que diversos programadores do mundo poderão contribuir para melhorar a plataforma. De acordo com a mais recente pesquisa da IDC, o sistema operacional móvel do Google aumentou sua diferença ao topo do mercado de plataformas mobile e alcançou uma marca impressionante: está presente em quatro a cada cinco gadgets, aproximadamente. O estudo revela que o Android, agora, tem 79,3% do mercado dos smartphones, um aumento de mais de 10% em relação ao ano passado, que nesta mesma época possuía “somente” 69,1%.

a) propósito do sistema operacional em questão

Segundo Lancheta, o que se diz respeito à função, o Android foi desenvolvido com o propósito de uma nova plataforma de desenvolvimento para aplicativos móveis, que consiste em um sistema operacional Linux, com muitos aplicativos já instalados, além de um ambiente de desenvolvimento forte, ousado e flexível.

Ainda para Lancheta, o que ajudou no impacto do lançamento do Android foi o fato deste ter sido subsidiado pela Google, a empresa de maior peso no que se diz de desenvolvimento e tecnologia da internet, além desta grande empresa, outras empresa que também fazem parte dessa novidade e que também são líderes do mercado, são: Motorola, LG, Samsung, Sony Ericsson e muitas outras. A aliança entre essas grandes empresas é sediada pelo nome de Open Handset Alliance (OHA), a qual tem a função de padronizar uma plataforma de código aberto e livre para celulares, com o intuito de atender as expectativas e tendências do mercado atual.

b) Descreva o hardware subjacente deste SO (capacidade e tipos de memória, processador, barramentos, etc)

De acordo com Hubsch devido á flexibilidade do sistema operacional e ao uso deste por diversas empresas o hardware é bastante diversificado, conforme o nicho de mercado que se pretende atuar.

2. Arquitetura do Sistema (monolítico? em camadas? micro-kernel? outro? explicar no maior nível possível de detalhe)

A arquitetura do sistema operacional Android é dividida em camadas, onde cada parte é responsável por gerenciar os seus respectivos processos. As camadas são as seguintes:

• Camadas de Aplicações: onde se localizam todos os aplicativos que são executados sobre o sistema operacional, tais como, cliente de SMS e MMS, cliente de e-mail, navegador, mapas, calculadoras, dentre outras.

• Camada framework: fornece todas as funcionalidades necessárias para a construção de aplicativos, através das bibliotecas nativas existem também os recursos, que são compostos por layouts, strings, estilos e imagens e o arquivo de manifesto, que declara os componentes da aplicação e os recursos de dispositivo que ela irá utilizar.

• Camada de Bibliotecas: é a camada que possui as bibliotecas C/C ++ que são utilizadas pelo sistema e também bibliotecas de multimídia, visualização de camadas 2D e 3D, funções para navegadores web, funções de aceleradores de hardwarw, renderização 3D, funções para gráficos, fontes bitmape vetorizadas e funções de acesso ao banco de dados SQlite.

• Camadas de Runtime: nessa camada se instancia a maquina virtual Dalvik, criada para aplicações executada no Android. Essa maquina virtual é a melhor referente a desempenho, maior integração com a nova geração de hardware e projeta como executar vários processos paralelamente.

• Camada de kernel Linux: o núcleo do sistema operacional Android é derivado do Kernel 2.6 do linux, herdando diversas características dessa plataforma. Parte importante que se utiliza no linux na concepção do Google Android é o de controle de processos, gerenciarem memórias threads, protocolos de rede, modelo de drives e a segurança dos arquivos. (BORDIM,20010)

3. Explique com maior detalhe possível como funciona o sistema de interrupção deste SO.

Interrupções, comunicação entre processos e chamadas de sistema necessárias para fazer uma aplicação são lidadas pelo sistema com o uso extensivo de eventos. Funciona assim:

I. Uma aplicação dispara os eventos onCreate, onStart e onResume quando é iniciada.

II. Então se em algum momento uma outra janela cobre qualquer parte da aplicação o evento onPause é disparado.

III. Acionado o evento onPause, se toda a aplicação nãoestá mais visível, o evento onStop pode ser chamado seguido pelo onDestroy, fechando totalmente a aplicação. (HUSBSCH,2012)

No entanto, onStop e onDestroy nem são chamados se os recursos do sistema estiverem escassos, pois neste caso o sistema operacional pode simplesmente matar a aplicação. Seguindo este mesmo conceito básico de criação de eventos e disparos destes nos momentos adequados, temos o método utilizado pelo sistema operacional Android para transmitir dados entre threads em um único aplicativo. (HUSBSCH,2012)

Um provedor de conteúdo (Content Provider) é requerido caso precise ser transmitida informações entre aplicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com