TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Sistema de Controle Com Nível Analógico

Por:   •  30/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]


[pic 8][pic 9][pic 10]

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Curva de calibração de sensor analógico de pressão        10

Figura 2 - Curva de histerese para sensor analógico        10

Figura 3 - Configuração da ligação dos LED’s indicativos de nível        13

Figura 4 - Configuração da ligação do motor no TIP120        14

Figura 5 - circuito do indicador de nível com o BC548        16


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Cronograma        19


SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS        2

LISTA DE TABELAS        3

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        JUSTIFICATIVA        6

3.        OBJETIVO        7

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.        METODOLOGIA        13

6.        CAPÍTULO DE DESENVOLVIMENTO        15

6.1.        MATERIAIS        15

6.2.        MONTAGEM        16

6.3.        RESULTADOS        18

6.4.        CRONOGRAMA        19

7.        CONCLUSÃO        20

8.        BIBLIOGRAFIA        21


  1. INTRODUÇÃO

Os ambientes urbanos foram evoluindo com o passar dos séculos, procurando por alternativas mais econômicas, agradáveis e menos complexas de projetar diversas residências. Parte desta evolução se deu por causa dos avanços tecnológicos nas áreas mecânica e elétrica, como por exemplo, em sistemas de tratamento de esgoto, distribuição energética e reabastecimento de água. Esses novos sistemas conseguiram cumprir seus objetivos, oferecendo mais conforto com sistemas menos complexos, a partir da tecnologia moderna, e, mesmo assim, a procura por novos métodos ainda continua.


  1. JUSTIFICATIVA

A água é um recurso natural limitado e um dos mais preciosos para a vida humana. É necessário fazer todos os esforços e utilizar todas as tecnologias possíveis para a conservação da água em boa qualidade. Neste sentido, são fundamentais a captação de água da chuva e a reutilização da água. O sistema proposto destina-se a ser utilizado dentro deste contexto, ou seja, com a captação de água da chuva e reutilização de água para fins específicos, em condomínios, escolas, empresas e assemelhados.

É importante ressaltar que esse sistema não se destina a aplicação em água potável, mas sim ao que se chama “água de reuso”, destinada a utilizações como irrigação de jardins, lavagem de pisos, lavagem de veículos, uso em sistemas sanitários, etc.


  1. OBJETIVO

Neste projeto procuramos desenvolver um sistema eletromecânico de um sistema de controle de nível de um reservatório de água, possivelmente aplicável em sistemas residenciais, a partir de um controle analógico que varia a entrada de água no reservatório em função do nível de água presente no mesmo.

A partir deste projeto, procuramos mostrar que, apesar dos avanços tecnológicos com sistemas digitais, ainda é possível aplicar os sistemas analógicos em sistemas mais atuais, uma vez que ambos os sistemas possuem suas vantagens e desvantagens.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A água é um dos recursos naturais predominantes no mundo, de grande importância para todos os seres vivos e presente na superfície e dentro do planeta, porém, é um recurso finito. Mesmo assim, é um recurso utilizado sem controle e, na maioria das vezes, de modo indevido, resultando em desperdício ou contaminação de um volume hídrico considerável.

O setor agrícola é atualmente o setor que mais utiliza este recurso, utilizando em alguns casos produtos químicos que afetam a qualidade da água presente no solo. O consumo deste setor é maior que o consumo doméstico e industrial juntos, e por isso, a necessidade de reutilizar a água, principalmente nas regiões urbanas, é essencial para a preservação do meio ambiente. Um grande problema é que nesses ambientes, existem muitos fatores que contribuem com problemas de qualidade e quantidade de água, como poluição atmosférica e do solo, falta de tratamento de esgotos, uso exagerado de água em atividades residenciais (banho, lavagem de ingredientes, lavagem de carros, jardinagem, etc), dentre outros.

Diversos projetos são elaborados com o passar dos anos, procurando por métodos de reuso da água, contribuindo para evitar ou amenizar essa crise no futuro. Estes métodos requerem aplicações de tecnologias modernas, como sensores em reservatórios para controle de água nos mesmos, sistemas mais simples de tratamento, situados nas próprias residências e divisões de água para diferentes aplicações que requerem água potável ou não.

Um sensor é um dispositivo que detecta e sinaliza as mudanças das condições de um ambiente. Por exemplo, um sensor discreto sinaliza a presença ou ausência de um objeto ou material, por exemplo, um sensor analógico pode medir grandezas como distância, tamanho, cor entre outras. As informações oriundas dos sensores são bases para o monitoramento e o controle da maioria dos processos industriais. (1)

Dispensando o formalismo e teoria, os sensores podem ser classificados como eletromecânicos ou eletrônicos de estado sólido. (2)

Um sensor eletromecânico, como por exemplo um sensor de final de curso (clave de limite), é um dispositivo que detecta o contato direto de um objeto com a posição de destino.

Os sensores eletromecânicos possuem as seguintes características:

  • Geralmente requerem alimentação.
  • Podem lidar com correntes elétricas maiores e têm melhor tolerância a distúrbios na rede de energia.
  • São em geral fácies de entender e de diagnosticar. (2)

Um outro exemplo de sensor eletromecânico é o decodificador (encoder), que converte movimentados mecânicos em sinais elétricos. É muito empregado quando se deseja medir uma grandeza como distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (915.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com