TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Sistemas de Informação 1º Semestre

Por:   •  6/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  7.912 Palavras (32 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 32

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA – MARQUÊS

THIAGO LINS DOS SANTOS – RA: N22233-6

CRIPTOGRAFIA

SÃO PAULO

2018

Sumário

  1. Objetivo do Trabalho...........................................................................................03
  2. Introdução............................................................................................................04
  3. Conceitos Gerais.................................................................................................05
  4. Dissertação..........................................................................................................12
  5. Estrutura do Programa.........................................................................................20
  6. Relatório com Linhas de código...........................................................................24
  7. Bibliografia............................................................................................................34

  1. Objetivo

O objetivo do uso da criptografia são ​confidencialidade ​só destino autorizado deve ler e extrair o conteúdo da mensagem. ​Integridade​, o destinatário deve ser capaz de verificar se a mensagem não foi alterada durante a transmissão da mesma. ​Autenticação​do receptor precisa saber se o remetente é realmente quem diz ser

A criptografia está presente diariamente em nossas vidas, nas redes wireless por exemplo, usamos o WEP, que usa uma chave secreta compartilhada, então o roteador e todas as estações que se conectam a ele usam a mesma chave compartilhada, para a dificultarão a violação, usa-se mais que apenas a chave secreta, o transmissor combina o conteúdo do pacote de dados com uma soma de verificação desse pacote, então é criado um vetor de inicialização, a partir daí o receptor gera seu próprio pacote correspondente e usa para decodificar o pacote do transmissor.

WPA e WPA2, usados em empresas e domesticamente para a segurança Wi-Fi, permitem a autenticação mútua para verificação dos usuários e criptografia avançadas. Esses são os mais usados atualmente, há inúmeros códigos listados para criptografia: Cifra de César, binários, morsa, atbash, base64, Scytale, ASCII e 3DES, esse último será o foco do nosso trabalho, iremos falar de como surgiu, como funciona, suas principais vantagens e desvantagens, relacionar e comparar com outros tipos de códigos de criptografia.

  1. Introdução

Criptografia vem do grego kyptós (escondido) e gráphein (escrita), trata-se da           utilização dos princípios e técnicas para transformar a informação de sua forma            original para uma ilegível, sendo conhecida apenas pelo seu destinatário, dificultando a compreensão de alguém não autorizado. É um ramo da matemática, parte da criptologia. Há dois tipos de criptografia.

● Criptografia Simétricas

A criptografia simétrica usa a mesma chave tanto para criptografar quanto para            descriptografar os dados, os algoritmos usados aqui, são mais simples do que os usados na criptografia assimétrica. Por ser mais simples e usar a mesma chave, a criptografia ocorre muito mais rapidamente do que a outra forma, esse tipo de criptografia é adequado à criptografia e descriptografia de grandes quantidades de dados. Para ser lida pelo seu destinatário é necessário o conhecimento ou ter acesso da chave simétrica. Os algoritmos usados na criptografia simétrica incluem: 1. RC2 (128 Bits) 2. 3DES (Triple Data Encryption Standard “Padrão Triplo de Criptografia de dados”) 3. AES (Padrão de criptografia avançada)

● Criptografia Assimétrica

Já a criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, estão relacionadas          matematicamente, para criptografar e descriptografar. O par de chaves, como são           chamadas quando estão em conjunto, é formado pelas chaves privadas e chaves            públicas. Esse tipo de criptografia, por usar chaves diferentes para criptografar e            descriptografar, é mais segura e complexa do que o outro tipo de criptografia, então              demanda mais tempo para a descriptografia dos dados. Uma parte mantém a chave privada, chamada de assunto. Todas as outras partes podem acessar a chave pública. Os dados criptografados por meio da chave privada            

podem ser descriptografados apenas pela chave pública, e os dados criptografados por meio da chave pública lido apenas por quem possui a chave privada. Esse tipo de criptografia apresenta confidencialidade e não repúdio. Os algoritmos usados na criptografia assimétrica são: Acordo de chaves de Diffie-Hellman, RSA (Rivest-Shamir-Adleman), DSA (Algoritmo de assinatura digital).

  1. Conceitos Gerais de Criptografia

  1. O que é Criptografia?

A criptografia é uma forma de transmitir uma informação de forma segura, onde qualquer um pode ter acesso, mas apenas o destinatário da informação terá a capacidade de entender.

O principal objetivo da criptografia é proteger a confidencialidade dos dados digitais armazenados em sistemas informáticos ou transmitidos através da Internet ou de outras redes informáticas. Os algoritmos de criptografia modernos desempenham um papel importante na garantia de segurança de sistemas de TI e comunicações, pois podem fornecer não só confidencialidade, mas também os seguintes elementos de chave de segurança:

Autenticação: a origem de uma mensagem pode ser verificada.

Integridade: prova de que o conteúdo de uma mensagem não foi alterado desde que foi enviado.

Não repúdio: o remetente de uma mensagem não pode negar o envio da mensagem.

  1. História Da Criptografia

A criptografia nem sempre foi o que ela é hoje. A palavra criptografia vem da palavra grega kryptos, que significa oculto ou secreto. O uso da criptografia é quase tão antigo quanto a comunicação. Já em 1900 aC, os escritores egípcios usavam hieróglifos que não eram padronizados para esconder o significado de uma inscrição.

 Em uma época em que a maioria das pessoas não conseguia ler, simplesmente escrever uma mensagem era bastante suficiente, mas os esquemas de criptografia logo se desenvolveram para converter mensagens em grupos de figuras ilegíveis para proteger o segredo da mensagem enquanto era transportado de um lugar para outro. O conteúdo de uma mensagem foi colocado em ordem ou substituído por outros caracteres, símbolos, números ou imagens para ocultar o seu verdadeiro significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (610.8 Kb)   docx (458.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com