TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - UNIP - Instalações prediais hidraulicas

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

ENGEHARIA CIVIL

 

BEATRIZ GONZALES

GUSTAVO PEDROSO CAZARIM

LUCAS VITORATTO ZORZAN

PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL

A.P.S. – 9º semestre

        

ASSIS

 2019

BEATRIZ GONZALES

GUSTAVO PEDROSO CAZARIM

LUCAS VITORATTO ZORZAN

PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL

A.P.S. – 9º semestre

Projeto apresentado à disciplina Atividades práticas supervisionadas, avaliação semestral, como requisito total para elaboração da disciplina APS de Engenharia Civil da Universidade Paulista. Campus Assis.

Orientador: Luiz Fernando

ASSIS

 2019

Dedicamos esse trabalho a todos os professores que auxiliaram nossa chegada nesse semestre e em especial ao orientador da matéria Luiz Fernando

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a todos os professores e orientadores que auxiliaram nossa chegada no penúltimo semestre do curso de Engenharia Civil, também registramos nossa gratidão a nossos pais que proporcionaram toda a base necessária para que pudéssemos chegar até aqui e também a Deus que nos proporciona saúde e supre todas necessidades que precisamos para conseguir concluir essa matéria.

“De nada adianta a inspiração sem transpiração” (Flavio Augusto)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................................

06

2 OBJETIVOS .................................................................................................................

07

2.1 OBJETIVO GERAL ...................................................................................................

07

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO ..........................................................................................

07

3 JUSTIFICATIVA ...........................................................................................................

08

4 METODOLOGIA ..........................................................................................................

09

5 REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................

10

5.1 PROJETOS E PLANEJAMENTO...................................................................

10

5.2 Reservatório....... ...........................................................................................

12

5.3 Rede de água fria....... ...................................................................................

13

5.4 Rede de águas pluviais ................................................................................

15

6 MEMORIAL DE CÁLCULO..............................................................................

16

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................

24

REFERÊNCIAS................................................................................................................

25

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa dimensionar um projeto de instalações hidráulicas de um edifício residencial, com reservatórios superior e inferior, com reserva de combate a incêndio, barrilete, prumadas, ramais, águas pluviais, caixas, esgoto, tubos de queda e ventilação, cavalete e ligações de água, esgoto e gás junto a concessionária.

O projeto arquitetônico é base para o dimensionamento e detalhamento do projeto hidráulico, visto que, ele impõe limites e determina a locação de utensílios que necessitarão da água para seu funcionamento.

Infelizmente o projeto hidráulico é considerado auxiliar e por isso a maioria das casas não tem este projeto. Como consequência os proprietários acabam gastando mais na compra de materiais e tendo muitas dores de cabeça em reformas e manutenções.

Porém, engenheiros civis devem ter condição plena de conseguir dimensionar e locar um projeto hidráulico sem maiores dores de cabeça.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Projetar dimensionando e detalhando um sistema hidráulico de um edifício residencial.

2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

Adotando um edifício já existente para ser usado como base, será feito o cálculo de todos os itens necessários para um projeto hidráulico completo, sendo eles descritos a seguir: reservatórios, reserva de combate a incêndio, barrilete, prumadas, ramais, águas pluviais, caixas, esgoto, tubos de queda e ventilação, cavalete e ligações de água, esgoto e gás junto a concessionária.

Todos os cálculos serão demonstrados neste trabalho e posteriormente será confeccionada uma maquete visando detalhar o projeto aqui feito.

3 JUSTIFICATIVA

É comum moradores sofrerem com encanamento e estruturas hidráulicas de sua residência devido a falta de atenção na fase de projeto da residência a essa complementação.

Visando explicar de forma sucinta e cotidiana, apresentaremos um projeto de instalações hidráulicas seguindo as normas regulamentadoras porém de fácil compreensão e justificando a necessidade dessa área ser mais valorizada, para que com isso, os próprios clientes passem a ter menos dores de cabeça com algo que se dada a devida atenção pode ser dimensionado de forma correta, evitando perdas de material, e assegurando a segurança da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (546.4 Kb)   docx (307.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com