TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Unip 1 Semestre

Artigo: Aps Unip 1 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP – Universidade Paulista

Engenharia – Ciclo Básico – 1º semestre

APS

“ Atividades Práticas Supervisionadas”

2014/1 

I. TEMA:

“ FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.”

II. Biografia

Físico Kepler

Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt, Württemberg, atual Alemanha, em 27 de Dezembro de 1571.

Teve o interesse despertado pela Astronomia graças aos pais, aos cinco anos de idade, seus país o levaram para observar um cometa. Com nove anos viu um eclípse lunar, mostrado pelo pai.

Kepler era protestante e teve sólida formação teológica. Com o auxílio de uma bolsa de estudo, ingressou em 1589 na Universidade de Tübingen, e aí aprendeu grego, hebreu, astronomia, física e matemática.Graduou-se pela Universidade de Tübingen, obtendo um mestrado em 1591.

Tornou-se professor de matemática num colégio protestante de Graz, na Áustria e em 1596 publicou o seu primeiro trabalho, "Mysterium Cosmographicum", onde defendeu que a medida de cada órbita planetária é determinada por um poliedro inscrito na órbita anterior.

Em abriu de 1597 casou-se com Barbara Müller. Foi forçado a deixar a cidade em 1600, para fugir da perseguição do protestantes.

Radicou-se, então, na cidade de Praga, no começo do século XVII,tornando-se assistente de Tycho Brahe, a quem sucedeu, por ocasião da sua morte, em Outubro de 1601 como astrônomo e matemático da corte de Rodolfo II. Com esta sucessão, Kepler teve acesso a dados de Tycho Brahe que lhe permitiram, ao fim de várias tentativas, determinar as leis dos movimentos dos planetas e conquistar um lugar de destaque no desenvolvimento da astronomia.Desenvolveu trabalhos sobre óptica e obteve sucesso no melhoramento do telescópio refrator.

Os muitos cálculos que Kepler teve de efetuar foram facilitados pelo aparecimento dos logaritmos de Neper, tendo sido Kepler o primeiro a publicar uma explicação rigorosa dos mesmos. Assim, eram muito rigorosas as tabelas astronômicas que veio a publicar, as "Tabulae Rudolphinae". Ficou mais conhecido pela publicação das três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas também por leis de Kepler. Estas serviram como uma das bases para o desenvolvimento da teoria da atração universal formulada mais tarde por Isaac Newton.

Kepler tinha fortes convicções sobre a importância da astrologia, embora o assunto fosse motivos de polêmicas com os astrônomos. Achava que os os corpos celestes exerciam influência nos acontecimentos terrestres. Acreditava na existência de Deus e na concepção divina do universo.

Em 1612, foi nomeado professor de matemática em Linz. Em 1613 casou-se com Susanna Reuttinger. Neste segundo casamento teve seis filhos, porém três morreram ainda bem novos. Entre 1617 e 1621 publicou os sete volumes do "Epitome Astronomiae Copernicanae", obra que se tornou a introdução mais importante à astronomia heliocêntrica, e que contrariava a conceção aristotélica do universo, na altura defendida pela Igreja Católica.Suas idéias sobre astronomia, intituladas de física celeste, foram inspiradas por Aristóteles e estão concentradas em suas obras “Astronomia Nova”, “Harmonices Mundi”. As teorias contidas nesses trabalhos, como a descoberta do movimento eliptico dos corpos celestes, foram determinantes na criação das teorias de Newton sobre a gravitação universal.

Durante a sua vida, Kepler foi diversas vezes perseguido pela Contra-Reforma Católica.

Em 1626 foi acusado de heresia pelas autoridades religiosas de Linze sua casa foi incendiada, fato que o levou a deixar a Aústria e a refugiar-se em Ulm, Alemanha, onde imprimiu as "Tabulae Rudolphinae", publicadas em 1627.

Kepler morreu na cidade de Ratisbona (Alemanha) em 15 de novembro de 1630.

Para melhor visualização, segue abaixo as principais obras frutos dos grandiosos estudos de Kepler:

 Mistérios do Universo

 Nova Astronomia

 Stereometria

 Sobre a harmonia do mundo

 Compendium da Astronomia Copernicana

 Primeiras dissertações matemáticas

 Tábuas rudolfinas

Matemático Pitágoras

Da vida de Pitágoras quase nada pode ser afirmado com certeza, já que ele foi objeto de uma série de relatos tardios e fantasiosos, como os referentes a viagens e contatos com as culturas orientais. Parece certo, contudo, que o filósofo tenha nascido em 580 a.C na Cidade de Samos.

Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona, cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidentais sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.

Acredita-se que Pitágoras tenha sido casado com a física e matemática grega Theano, que foi sua aluna, Supõe que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.

Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles o número, sinônimo de harmonia, constituído da soma de pares e impares, os números pares e impares expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação, era considerado como a essência das coisas, criando noções opostas e sendo a base da teoria da harmonia das esferas.

Segundo os pitagóricos, o cosmo é regido por relações matemáticas. A observação dos astros sugeriu-lhes que uma ordem domina o universo. Evidências disso estariam no dia e noite, no alterar-se das estações e no movimento circular e perfeito das estrelas. Por isso o mundo poderia ser chamado de cosmos, termo que contém as idéias de ordem, de correspondência e de beleza. Nessa cosmovisão também concluíram que a Terra é esférica, estrela entre as estrelas que se movem ao redor de um fogo central. Alguns pitagóricos chegaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com