TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BOMBAS HIDRAULICAS

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

1.        Objetivo

Desenvolver um trabalho teorico relacionando bomba de engrenagem e automação.

2.        Justificativa

Associar as disciplinas estudadas em sala de aula, com isso, a primorando os conhecimentos adquiridos.

3.        Introdução

Devido à necessidade na agricultura de transportar água surgiram as bombas. Embora a agricultura esteja em prática há mais de 10000 anos, os primeiros registros de irrigação foram realizados pelos egípcios. Inicialmente transportavam a água em potes, mas cerca de 1500 a.C. surgiu a primeira máquina de elevação de água conhecida como picota; constituída por madeira, peso e um recipiente para a água. Posteriormente surgiram o Sarilho e a Nora Persa.  Em fim Ctesibius, por volta de 250 a.C., inventou uma bomba alternativa movida por uma roda d’água.

3.1        Tipos de bombas

Existem diversos tipos de bombas, sendo elas de deslocamento positivo, alternativa ou rotativa, bombas de diafragma, engrenagem, cinética, entre muitas outras.

3.1.1        Bombas de parafusos

Um dos tipos mais antigos de bomba é o Parafuso de Arquimedes conhecido também como bomba de parafuso é uma máquina utilizada para transferir líquidos entre dois pontos com elevações diferentes.

Há diversos tipos de bombas de dois parafusos, sendo as bombas de um parafuso também chamadas bombas de cavidade progressiva. O parafuso de Arquimedes pode ser assim classificado. Há outros tipos de bombas de parafuso com 2 e 3 parafusos, trabalhando dentro de uma carcaça com pequenas folgas para o externo destes parafusos.

 

3.1.2        Bombas de deslocamento positivo

Uma bomba de deslocamento positivo ou bomba volumétrica faz o fluido se mover isolando um volume determinado deslocando o volume isolado para o bocal de descarga. Esta bomba pode ser classificada como Bomba Alternativa e Bomba Rotativa.

  • Bombas alternativas: utilizam um arranjo de diafragma, pistão ou êmbolo e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba. A maioria das bombas alternativas são de dois ou três cilindros. Além disto, podem ser de ação simples, onde o cursos de sucção e descarga são independentes ou de ação dupla, succionando e descarregando em ambos os sentidos. As bombas podem ser movidas diretamente a ar comprimido, a vapor ou através de um mecanismo biela-manivela, este acionado por um motor elétrico, de combustão interna através de polias e correias, engrenagens ou mesmo com acionamento direto. As bombas alternativas são mais empregadas para o bombeamento de líquidos altamente viscosos, incluindo concreto e petróleo.

[pic 1][pic 2]

  • Bombas rotativas: são máquinas que fornecem energia ao líquido com a finalidade de deslocá-lo por escoamento. Normalmente recebem energia mecânica e a transformam em energia de pressão e cinética ou em ambas. As bombas rotativas isolam um volume de fluido e o transportam de uma zona de baixa pressão para uma zona de alta pressão. A característica comum é o acionamento através de um eixo que gira.

[pic 3][pic 4]

3.1.3        Bomba Helicoidal

Foi desenvolvida especialmente para bombear produtos altamente viscosos, com pouca umidade ou sem fluidez. Essas maquínas são projetadas de for que a carcaça seja com entrada retangular expandida e câmara de alimentação forçada cônica, como eixo de acoplamento roscado realiza a transferência do fluido para rotor e o estator.
[pic 5][pic 6]

3.1.4        Bombas de diafragma movidas a ar comprimido

São movidas a ar comprimido e frequentemente empregadas para esgotar água de diques de contenção até o bombeio de ácido clorídrico de tanques de armazenagem. A sucção geralmente é limitada a uma elevação de cerca de 6 metros, mas atende aos mais diversos níveis de elevação na descarga.

[pic 7][pic 8]

3.1.5        Bombas Cinéticas

As bombas cinéticas fornecem energia continuamente a um fluido que escoa pelo interior dos elementos da bomba. Esta transmissão de energia é frequentemente realizada por uma peça dotada de palhetas que recebe energia mecânica de um eixo e onde as palhetas impulsionam o fluido, transferindo energia hidráulica. As bombas cinéticas são também chamadas bombas rotodinâmicas e turbobombas. Elas transmitem energia ao fluido empregando a conversão de energia mecânica em energia cinética, podendo ser esta convertida em energia de pressão ou energia potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (767.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com