TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E GERAIS

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 9

MEMORIAL DESCRITIVO / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Proponente: E. GONÇALVES DA CRUZ SOUSA EIRELI (L L MÓVEIS).

Endereço da Obra: PRAÇA PRESIDENTE DUTRA, 67, CENTRO, SÃO JOÃO DOS PATOS / MA.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E GERAIS

O presente Memorial Descritivo constitui elemento fundamental para o cumprimento das metas estabelecidas para CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO COMERCIAL ONDE FUNCIONARÁ A L L. MÓVEIS em São João dos Patos / MA.

LIMPEZA DO TERRENO

A limpeza do terreno deverá ser feita dentro de critérios de segurança das edificações vizinhas, constando de roçada, capina, e remoção dos materiais vegetais, sendo vedada sua incineração.

LOCAÇÃO

A locação da obra será executada com instrumentos especiais, de acordo com a planta de situação, aprovada pelo órgão público competente. Caberá ao Engenheiro Responsável, pela obra, proceder à aferição das dimensões, dos alinhamentos, dos ângulos e de quaisquer outras indicações constantes no projeto com as reais condições encontradas no local. A locação terá de ser global, sobre um ou mais quadros de madeira (gabaritos), que envolvam o perímetro da obra. É importante que essas tábuas estejam niveladas, bem fixadas e travadas, para resistirem à tensão dos fios de demarcação, sem oscilar e nem fugir da posição correta. A precisão da locação deverá estar dentro dos limites aceitáveis pelas normas usuais de construção.

MOVIMENTO DE TERRA

As escavações necessárias à construção de fundações e as que se destinam a obras permanentes serão executadas de modo a não ocasionar danos à vida, a propriedades ou a ambas. Desde que obedecidas às condições retrocitadas, as escavações provisórias de até 1,50m não necessitam de cuidados especiais.

As escavações além de 1,50m de profundidade serão taludadas ou protegidas com dispositivos adequados de contenção.

A execução dos trabalhos de escavações obedecerá, além destas recomendações, a todas as prescrições da NB-51/85(NBR 6122) concernentes ao assunto.

As escavações para execução de sapatas e cintas (baldrames) circundantes serão levadas a efeito com a utilização de escoramento e esgotamento d’água, se for o caso, de forma a permitir a execução, a céu aberto, daqueles elementos estruturais e respectivas impermeabilizações.

Todas as escavações serão protegidas, quando for o caso, contra a ação de água superficial ou profunda, mediante drenagem, esgotamento ou rebaixamento de lençol freático.

O aterro de escavações provisórias e o enchimento junto a cortinas serão executados com todos os cuidados necessários, de modo a impedir deslocamentos que afetem a própria estrutura, edificações ou logradouros adjacentes.

FUNDAÇÕES

Para esse projeto foi sugerido o uso de sapatas de concreto como solução para as fundações, mas é recomendado o laudo de sondagem do terreno para determinar a resistência do solo, recomendados pela NBR-6122.

As fundações serão diretas através de sapatas de concreto armado nas dimensões de 1,00 x 1,00 x 0,40 m, com cálice de 0,60 x 0,75 x 0,80 m tanto para pilares laterais e de oitões. Assentadas com suficiente capacidade de suporte em lastro de concreto magro na espessura de 10cm no fundo, armadura com malha de ferro Ø 6.3mm c/20cm e pilarete de tubo de concreto Ø 60cm para receber o pilar pré-moldado, sendo armado com 4 Ø 3/8” (10mm) e estribos 5.0mm c/15cm, sendo imprescindível o uso de concreto usinado com traço 1:2,5:3 (cim:areia:brita), tipo fck 20 Mpa.

Deverão obedecer ao disposto no NBR-6122 (Projeto e Execução de fundações) e serão executadas em rigoroso acordo com o projeto de fundações específico, quanto a dimensões, armaduras, localização e resistência do concreto dos elementos estruturais, no que diz respeito ao estaqueamento ou fundação direta. As fundações devem ser fotografadas de maneira a se criar uma memória fotográfica da obra.

As ferragens já colocadas deverão ser identificadas e fotografadas antes da sua concretagem; devem ser registradas também no mínimo duas vistas gerais da obra (sempre nos mesmos ângulos) para que esclareça as etapas e procedimentos das medições.

Se houver discrepância do comportamento da fundação em alguma região, as modificações que se mostrarem necessárias deverão ser analisadas e aprovadas pelo Responsável Técnico da obra.

ESTRUTURA

O sistema estrutural proposto não poderá conflitar com o projeto arquitetônico e complementares, devendo ser anotado toda interferência que acontecer. Deverá ser levado em consideração questões de segurança, conforto ambiental e acústico, economia e apresentar uma solução moderna.

O concreto a ser aplicado deve ser calculado atendendo à norma NB-1/78 (NBR 6118) - Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado - da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Toda estrutura deverá ser executada obedecendo as medidas e o posicionamentos indicados no projeto. Se houver ferros de espera, devem ser tomadas providências para evitar sua oxidação excessiva.

PAREDES E PAINÉIS / PORTAS E JANELAS

ALVENARIA:

As paredes são executadas em blocos cerâmicos intertravados com largura mínima de 10 cm. As alvenarias são iniciadas pelo menos um dia após a execução dos baldrames. Os tijolos são assentados de 1/2 vez, com amarrações em todas as paredes, e todas as fiadas são niveladas e aprumadas. As alvenarias tem no máximo até a altura = 1,50 m (7 fiadas) por dia. Os vãos de portas e janelas são nivelados pelo topo. As paredes são respaldadas com altura mínima de 4,50 m. As paredes internas são levantadas até a telhado. Vergas na altura sobre as portas e janelas, em todas as paredes, que serve como travamento do prédio, canaleta de bloco de 10 x 16 cm, armada com 4 vergalhões de aço 0 1/4" (6,3 mm) e estribado cada 17 cm com aço CA 60-B de C 4,2 mm, conforme descrito no item 3 SUPTA ESTRUTURA. No respaldo das paredes haverá outra estrutura, tipo viga seca, utilizando 01barra de aço CA 50-A 0 X" (6,3 mm), corrido entre 02 fiadas de tijolos maciços e assentado na argamassa de cimento e areia (traço 1:3). Contravergas sob as janelas, ultrapassando no mínimo 50 cm para cada lado as dimensões dos vãos, utilizando peça em concreto pré-moldado de 10x10 cm, armada com treliça de 3 0 1/4" (6,3 mm) e estribo treliçado com ferro 0 4,2 mm. As juntas verticais e horizontais são totalmente preenchidas com argamassa com espessura constante igual a 1 cm. As cotas indicadas em projeto se referem às paredes revestidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com