TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURAS MISTAS

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

1 -) Citar 4 vantagens do uso das estruturas mistas aço-concreto ( 4pontos)

  • Eliminação do uso de formas e escoramento;
  • Redução do prazo de entrega da obra;
  • Redução de resíduos gerados em obra;
  • Redução na altura das vigas.

2-) Explicar o que é interação total e interação parcial (4 pontos)

Interação total: É dada quando dois elementos estão ligados por conectores de rigidez e resistência infinitas e se deformam como um único elemento. Com essa deformação, surge uma força horizontal que tende a encurtar a face inferior do elemento que estiver em cima e ao mesmo tempo, alongar a face superior do elemento que estiver por baixo. Com isso, não há nenhum deslizamento significante entre os elementos de aço e concreto e obtêm-se uma interação total.

Interação parcial: É dada quando a ligação entre os elementos de aço e concreto não é suficientemente rígida, havendo um deslizamento significativo entre eles. Desta forma, são criadas duas linhas neutras na seção. Estas linhas neutras não são independentes, porém, vão variar de acordo com o grau de interação fornecida pelo conector entre os elementos de aço e concreto.

.

3-) Explicar o que é ductilidade e porque os conectores precisam ter um comportamento dúctil. ( 4 pontos)

A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Os materiais dúcteis conseguem se deformar sem perder sua resistência e suportar tensões sem se romper. A NBR 8800 estipula que os conectores precisam ter um comportamento dúctil, pois precisam aguentar grandes tensões de cisalhamento, de forma que se deformem mas não se rompam.

4-) Explicar porque pode variar a resistência de um conector quando instalado em uma onda do steel deck ( 2 pontos)

Dependendo do local onde for colocado, a resistência de um conector pode variar quando instalado em uma onda do steel deck. O conector pode ser instalado na região de maior resistência ou na região de menor resistência, conforme variação da distância emh, o que consequentemente gera impacto no coeficiente Rp, que se refere à posição do conector.

5-) Qual elemento é responsável pela interação entre o concreto e as formas de aço com seção transversal para a constituição de uma laje mista ?

( 2 pontos)

O elemento responsável pela interação entre o concreto e as formas de aço para a constituição de uma laje mista é o conector de cisalhamento tipo pino com cabeça e também as mossas.

6-) Para se obter a interação citada na questão 5, qual esforço deve ser resistido pelo elemento responsável pela interação ? (2 pontos)

Como é determinada essa resistência ? (2 pontos)

O esforço de cisalhamento longitudinal. A resistência é determinada por meio do cálculo de momento de inércia da seção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com