TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Por:   •  29/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Para instalação de agua fria de uma casa de 80 metros quadrados, sendo esta com um banheiro apenas, são utilizados os seguintes matérias, podendo ter variações de acordo com o projeto. Porem descreveremos aqui de uma forma geral.

Começamos com a entrada de agua que vem da rua através da empresa responsável pela distribuição de agua, geralmente a rede que distribui a agua são de canos de pvc, na medida de 60 mm, sendo reduzido para entrada no hidrômetro para 25 mm, sendo então instalado o registro e logo após o hidrômetro adentra a residência com um tubo de 20 mm, (sendo estas medidas do cano internamente). Segue para o reservatório (caixa d`agua) que a recomendação da Sabesp –SP, e de um reservatório de 500 litros para uma família de ate 3 pessoas e um reservatório de 1000 litros para uma família de ate 6 pessoas. Saindo do reservatório segue a distribuição para cozinha e lavanderia em canos de pvc de 20 mm, deixando sempre antes das saídas de agua um registro de gaveta, para eventuais manutenções futuras, e terminado na redução do cano de 25 mm para 15 mm( medida nominal).

Para o banheiro, teremos uma saída de 40 mm do reservatório, caso o vaso sanitário utilize um sistema de válvula de descarga, distribuindo a partir deste cano logo após o registro de gaveta, para válvula de descarga, para pia do banheiro e para o chuveiro, sendo estes dois últimos ambos com redução para 20 mm e saída d’água com 15 mm, no caso do chuveiro deve ser instalado um registro de pressão na medida equivalente do cano.

Porem o sistema de descarga do vaso sanitário for de caixa acoplada ou caixa comum de descarga, substitui o cano de 40 mm por um de 32 mm, e o restante da instalação continua da mesma forma que a anterior. Finalizando assim a instalação básica de agua fria de uma residência, podendo sofrer alterações no caso de ser instalado agua quente em conjunto com a agua fria, que neste caso deve ser realizado uma instalação individual da primeira de agua fria, podendo ser utilizado canos de cobre e/ou de CPVC, sendo este ultimo mais utilizado por maior facilidade de instalação e menor custo. Geralmente se utiliza da agua quente no chuveiro, na pia de cozinha e do banheiro, seguindo basicamente o padrão de instalação de agua fria, com registros de gavetas para manutenção e saídas de agua, mudando portanto o tipo de material a ser utilizado. E nos registros de chuveiros pode ser utilizado registro duplo, um para agua fria e um para agua quente, ou misturador de agua. Ficando a agua quente em um reservatório separado (boiler) que após a agua ser aquecida fica reservada nesse reservatório para o uso.

E por fim para terminar temos a instalação do sistema de esgoto, que pode ter algumas variáveis também, mas são menos a depender da região, por exemplo pode não haver tratamento de esgoto, sendo utilizado fossas para o descarte do esgoto.

Porem no geral, utiliza-se de canos de esgotos(brancos) e não mais os soldáveis (marrom) que são utilizados na agua fria.

Para a saída do esgoto da pia de cozinha inicia-se recomendável cano de 40 mm que despejasse esgoto em uma caixa de gordura da parte externa da residência, saindo desta segue agora em um cano de 100 mm de esgoto e dependendo da distancia para uma caixa de inspeção e dai para a caixa séptica e depois para o sumidouro, se for haver coleta de esgoto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com