TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Por:   •  1/8/2022  •  Seminário  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DISCIPLINA LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - 52/2022

Curso: EELE

Profª. Wilian Garcia

Aluno: Rodrigo M Oliveira

RA: 1806856-5

M.A.P.A. – LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Prezado (a) futuro engenheiro (a), compreender os conceitos relacionados aos sistemas de transmissão de energia elétrica é muito importante quando estamos estudando a eficiência e a qualidade da energia.
1-Devido a isso, considere que você é o engenheiro responsável pelo projeto básico de uma rede de transmissão de energia elétrica com tensão de 138 kV e extensão de 78 km, que transporta energia de uma usina termelétrica a centros consumidores dentro do estado do Paraná, e passa por dentro de áreas bastante urbanizadas. Na primeira etapa da elaboração do projeto básico, você precisa dar orientações para sua equipe de projeto sobre algumas escolhas e definições que irão orientar todo a execução. Você deverá elaborar um resumo executivo do projeto básico, respondendo às perguntas a seguir e justificando cada decisão.
A qual subgrupo essa rede de transmissão pertenceria, segundo a classificação da Agência Nacional de Energia?

- De acordo com a classificação da ANEEL a linha do projeto em questão seria do Subgrupo A2, que compreende as tensões entre 88 e 138kV;

Devido a sua extensão, como seria classificada?

- Devido ao seu comprimento de 78km estaria classificada como uma LT Curta (<80km);

Os condutores de energia elétrica serão de qual material?

- Devido a curta extensão seria indicado o uso de cabos em ligas de alumínio, pois tem baixo custo, maior resistência mecânica e à corrosão, que é interessante para zonas urbanas devido a poluição do ar e maior incidência de chuvas ácidas. 
 
2- Temos uma linha de transmissão bifiliar aérea, alimentada por uma fonte de tensão constante de 800 V. Os valores para a indutância dos condutores são 1,458x10-3 H/km e os da capacitância são 8,152x10-9 F/km. Considerando uma linha ideal (sem perda) e a sua extensão em 100 km, determine:

A impedância natural da linha.

[pic 2]

A corrente.

[pic 3]

A energia dos campos elétricos.

[pic 4]

 
3.Qual deve ser a altura mínima das torres para atender a norma se o ponto mínimo da catenária está sobre uma rodovia e a LT é de 750 kV? Considere a=8

“Olá.  Aluno(a) tudo bem?

Em nossa atividade Mapa da disciplina de Linhas de Transmissão na Questão número 3 está pedindo apra calcular a altura, mas por estar faltando informações no enunciado, a questão 3 ficará com a seguinte correção:

3.Qual deve ser a distância de segurança para atender a norma, de uma LT de 750 kV, que passa sobre uma rodovia? Considere a=8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (975 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com