TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Cinetica

Exames: Energia Cinetica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2012  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA TÉCNICA CURSO NOBRE

TRABALHO DE ENERGIA

ARMIR FERREIRA BARBOSA JUNIOR

2012

INTRODUÇAO

Energia é a capacidade de realizar trabalho, é tudo o que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação, natureza química. È também tudo que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações.

Energia Cinética

A energia que um corpo adquire quando está em movimento chama-se energia cinética. A energia cinética depende de dois fatores: da massa e da velocidade do corpo em movimento.

Qualquer corpo que possuir velocidade terá energia cinética. A equação matemática que a expressa é:

Teorema da energia cinética

O trabalho realizado pela resultante de todas as forças aplicadas a uma partícula durante certo intervalo de tempo é igual à variação de sua energia cinética, nesse intervalo de tempo.

Supondo uma força F constante, aplicada sobre um corpo de massa m com velocidade vA, no início do deslocamento d e velocidade vB no final desse mesmo deslocamento.

Energia Potencial

É um tipo de energia que o corpo armazena, quando está a certa distância de um referencial de atração gravitacional ou associado a uma mola.

Existe uma forma de energia que está associada à posição, ou melhor, uma energia que fica armazenada, pronta para se manifestar quando exigida, esta forma de energia recebe o nome de Potencial.

Quando discutimos o conceito de trabalho, falamos sobre dois casos especiais: o trabalho do peso e da força elástica. Esses trabalhos independem da trajetória e conduzem ao conceito de uma nova forma de energia – Energia Potencial.

♦ Energia Potencial Gravitacional (EPG)

Devido ao campo gravitacional um corpo nas proximidades da superfície terrestre tende a cair em direção ao centro da Terra, este movimento é possível devido à energia guardada que ele possuía. Esta energia é chamada Potencial Gravitacional.

Para Calcular: Epg = m . g . h

♦ Energia Potencial Elástica (EPE)

Ao esticarmos ou comprimirmos uma mola ou um elástico, sabemos que quando soltarmos esta mola ela tenderá a retornar a sua posição natural (original). Essa tendência de retornar a posição natural é devido a algo que fica armazenado na mola à medida que ela é esticada ou comprimida. Este algo é a energia potencial elástica.

Para Calcular:

Energia Mecânica

Chamamos de Energia Mecânica a todas as formas de energia relacionadas com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los.

Conservação da energia mecânica

A energia mecânica (Emec) de um sistema é a soma da energia cinética e da energia potencial.

Quando um objeto está a uma altura h, ele possui energia potencial; à medida que está caindo, desprezando a resistência do ar, a energia potencial gravitacional do objeto que ele possui no topo da trajetória vai se transformando em energia cinética e quando atinge o nível de referência a energia potencial é totalmente transformada em energia cinética. Este é um exemplo de conservação de energia mecânica.

Na ausência de forças disssipativas, a energia mecânica total do sistema se conserva, ocorrendo transformação de energia potencial em cinética e vice-versa.

Energia Magnética

A expressão ‘magnetismo’ provém do francês magnétisme. A Física investiga, neste campo, as substâncias portadoras de carga elétrica que têm o poder de atrair ou rejeitar outros materiais igualmente constituídos de eletricidade. O pesquisador Tales de Mileto, um dos primeiros filósofos conhecidos no Ocidente, foi o primeiro a mencionar a existência de elementos com este potencial.

Ao viajar pelo território asiático, na época conhecido como Magnésia e integrado à Grécia, ele verificou que a extremidade de ferro do seu bordão exercia forte atração sobre pequenas pedras. Intrigado, ele se dedicou a investigar este evento e, desta forma, revelaram-se ao seu olhar atento o poder magnético e o fenômeno elétrico.

Mas foi preciso aguardar o despontar do século XIII para que o Homem realmente valorizasse esta descoberta. Nesta época a humanidade conheceu o potencial das bússolas, e o quanto esse conhecimento era essencial para o funcionamento deste utensílio. Embora vários estudiosos tentassem então entender esta energia, apenas no século XIX, nos primórdios da compreensão do eletromagnetismo, com a ajuda de Oersted, e com as leis de Maxwell, que relatam pormenorizadamente as experiências deste novo campo, estas pesquisas são aprofundadas.

Hoje em dia o magnetismo está presente em todas as tecnologias criadas pelo Homem, tais como motores, transformadores, bobinas, aparelhos elétricos, entre outros. Ele é atualmente definido como fruto da interação entre os elétrons, partículas subatômicas de carga negativa.

A quantidade destes corpúsculos e a forma como eles estão configurados no interior dos átomos que compõem as mais variadas substâncias, determinam a performance destes materiais quando eles estão sob o influxo do magnetismo de outro corpo. Há, assim, uma fórmula eficaz para saber se um elemento é ou não de origem magnética; basta dispô-la à influência de um campo magnético.

Outro pesquisador, Franz Anton Mesmer, médico e magnetizador germânico, demonstraram em seus estudos a existência do magnetismo animal, também conhecido como fluido vital, descrito por ele como uma condição específica da vibração – movimento de um ponto que se move alternadamente em volta de um elemento de referência – do fluido universal. Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita, define este fluido como a energia essencial primordial, que seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com