TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE ESTRUTURADA

Artigos Científicos: ATPS ANALISE ESTRUTURADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1 (Equipe) Realizar leitura do capítulo do livro texto da disciplina, ou dos capítulos dos livros da bibliografia complementar que trazem informações sobre a construção de um modelo Lógico de Sistema e a construção de Diagramas de Fluxo de Dados.

Passo 2 (Aluno) Realizar a leitura e abstrair as principais técnicas de modelagem por meio do artigo: Modelo Conceitual vs Modelo Lógico. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8RUR1THROZ0c3azg/edit?usp=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe) Identificar os processos envolvidos no sistema. Procurar utilizar um único verbo de ação, seguido de um objeto direto. Exemplos: “identificar terreno”, “verificar disponibilidade” e assim por diante. Apresentar os processos por meio de uma Tabela. Segue exemplo Tabela.

Tabela 3 – Processos

Identificação Processo Descrição da Função Local físico de onde é executada ID 08 Realizar Venda Plantão de Vendas ID 09 Entregar Produto Fábrica/Expedição

Passo 4 (Equipe) Fazer as atividades apresentadas a seguir. 1. Instalar o software diaw.exe 0.97.2 - Programa para construir diagramas estruturados. Baixar e instalar. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8aUI4VjNkazRzd0E/edit?usp=sharing>. Acesso em: 10 abr. 2013. 2. Construir a primeira versão do Diagrama de Contexto e do DER (Diagrama Entidade- Relacionamento) do sistema usando o Software Dia. 3. Entregar para o professor o Diagrama 1 - Diagrama de Contexto do Sistema.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 8 de 10

Figura 1 – Exemplo de Diagrama de Contexto Fonte: autor

ETAPA 4 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Aplicações - Exemplos de Partes de Diagrama de Fluxo de Dados. Dicionário de Dados: Conceito, Descrição de Dados, Conteúdo do Dicionário de Dados e a Importância do Dicionário de Dados.

Esta atividade é importante para você documentar o conjunto de técnicas utilizadas para demonstrar e aperfeiçoar os Diagramas de Fluxo de Dados e levantamento de processos.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir. 1. Realizar leitura do capítulo do livro texto da disciplina ou de livros da bibliografia complementar sobre Dicionário de Dados. Adquirir conhecimentos sobre construção dos níveis Diagramas de Fluxo de Dados e Dicionários de Dados. 2. Construir o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) de Nível 0 do sistema.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 9 de 10

Figura 2 – Exemplo Diagrama de Fluxo de Dados Nível 0 Fonte: autor

Passo 2 (Equipe) Comparar o DFD de Nível 0 resultante com o Diagrama de Contexto produzido no Passo 4 da Etapa 1 e verificar se eles estão compatíveis quanto as atividades que apresentam.

Passo 3 (Equipe) Produzir o DFD de Nível 0 revisado, os DFD de Nível 1 e o Dicionário de Dados. Considerar todos os processos apresentados, como fazendo parte do sistema.

Figura 3 – Exemplo Diagrama de Fluxo de Dados Nível 1 Fonte: autor

Passo 4 (Equipe) Preparar apresentação dos Procedimentos de Análise Estruturada e apresentar para o professor por meio do Relatório 4 - Relatório Final Análise Estruturada de Sistemas contendo os motivos para construção do software

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com