TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE REDES 2 ETAPA

Artigos Científicos: ATPS DE REDES 2 ETAPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores

2.1 Topologia do Sistema de Redes de Computadores: fazer um capítulo com um texto descritivo da topologia da rede de computadores. Neste capítulo, deve-se fazer também um desenho da topologia (utilizar o Microsoft Visio) com a ilustração dos computadores, cabeamento e equipamentos da rede.

A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores.

Para esclarecer de modo mais simples é o modo como os computadores estão interligados através da rede, tanto fisicamente quanto logicamente. Essas são as duas categorias básicas de rede:

• Topologia física

• Topologia lógica

A topologia física é realmente a maneira como os equipamentos estão ligados e como será montando o cabeamento tudo que se pode ver. Como serão montados os nós ou nodos, a forma com que os cabos serão conectados a colocação de hubs entres outros equipamentos. Esta topologia além de influenciar no modo estético da estrutura também influencia na flexibilidade velocidade e segurança da rede.

A topologia física pode ser representada de várias maneiras e descreve por onde os cabos passam e onde as estações, os nós, roteadores e gateways estão localizados. As mais utilizadas e conhecidas são as topologias do tipo estrela, barramento e anel.

Ponto a Ponto

A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

Barramento

Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.

Anel ou Ring

A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de "retardo de transmissão" (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).

Estrela

A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes. Neste tipo de topologia é comum acontecer o overhead localizado, já que uma máquina é acionada por vez, simulando um ponto-a-ponto.

Árvore

A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.

Estrutura Mista ou Híbrida

A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.

Grafo (Parcial)

A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento. Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

Topologias Lógicas

Já a topologia logica é o fluxo de dados que percorrera através da rede. A maneira como os sinais agem sobre os meios da rede ou a maneira como os dados serão transmitidos da rede para um outro dispositivo. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

Define também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com