TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Programação Em Banco De Dados

Artigos Científicos: ATPS De Programação Em Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Nesta primeira Etapa da Atps de Programação em Banco de Dados fizemos uma pesquisa sobre fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Language). Apresentamos alguns exemplos e fizemos alguns comentários sobre o assunto pesquisado.

ABSTRACT

In this first step of ATPS Programming in Database did a search on fundamentals of SQL queries and commands DML (Data Manipulation Language). We present some examples and made some comments on the subject researched.

INDEX

INTRODUÇÃO 6

CONSULTAS SQL E DML 7

DML – Data Manipulation Language 13

CONCLUSÃO 17

INTRODUÇÃO

A primeira versão da linguagem SQL, chamada SEQUEL (Structured Query English Language), surgiu em 1974 nos laboratórios da IBM (Califórnia). Entre 1976 e 1977 ela foi revisada e ampliada, tendo então o seu nome alterado para SQL.

Devido ao sucesso da nova forma de consulta e manipulação de dados dentro de um ambiente de banco de dados, sua utilização tornou-se cada vez maior. Vários SGBD’s atuais utilizam o SQL como a linguagem padrão para o acesso às bases de dados.

CONSULTAS SQL E DML

SQL (Structured Query Language) é a linguagem padrão universal para manipular bancos de dados relacionais através dos SGBDs. Isso significa que todos os SGBDRs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais) oferecem uma interface para acessar o banco de dados utilizando a linguagem SQL, embora com algumas variações. Logo, saber o que é SQL e como utilizá-la é fundamental para qualquer desenvolvedor de softwares.

A “Linguagem Estruturada de Consultas” (SQL, traduzida para o português) é utilizada para interagir com o SGBD e executar várias tarefas como inserir e alterar registros, criar objetos no banco de dados, gerenciar usuário, consultar informações, controlar transações, etc. Todas as operações realizadas no banco de dados podem ser solicitadas ao SGBD utilizando esta linguagem.

A seguir, serão apresentados os comandos para consultas nesta linguagem.

COMANDO SELECT

A linguagem SQL foi criada com o objetivo de padronizar os comandos de manipulação de dados em SGBD’s. Hoje em dia, apesar da linguagem possuir uma quantidade considerável de extensões e implementações proprietárias, pode se afirmar que a meta foi alcançada. Conhecendo bem a linguagem é possível acessar os recursos básicos de qualquer banco relacional, como Oracle, SQL Server ou MySQL, sem praticamente nenhuma mudança.

SELECT simples

O comando SELECT permite recuperar os dados de um objeto do banco de dados, como uma tabela, view e, em alguns casos, uma stored procedure (alguns bancos de dados permitem a criação de procedimentos que retornam valor). A sintaxe mais básica do comando é:

SELECT< LISTA_DE_CAMPOS>

FROM< NOME_DA_TABELA>

Exemplo:

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

SELECT * FROM CLIENTES

O caractere * representa todos os campos. Apesar de prática, este caractere não é muito utilizado, pois, para o SGBD, é mais rápido receber o comando com todos os campos explicitados. O uso do * obriga o servidor a consultar quais são os campos antes de efetuar a busca dos dados, criando mais um passo no processo.

COMANDO WHERE

A cláusula Where permite ao comando SQL passar condições de filtragem. Veja o exemplo:

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

WHERE CODIGO = 10

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

WHERE UF = ‘RJ’

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

WHERE CODIGO >= 100 AND CODIGO <= 500

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

WHERE UF = ‘MG’ OR UF = ‘SP’

ORDENAÇÃO

A ordenação pode ser definida com o comando ORDER BY. Assim como no comando WHERE, o campo de ordenação não precisa estar listado como campo de visualização:

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

ORDER BY NOME

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

ORDER BY UF, NOME

A utilização da palavra DESC garante a ordenação invertida

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

ORDER BY NOME DESC

SELECT CODIGO, NOME FROM CLIENTES

ORDER BY UF DESC

JUNÇÃO DE TABELAS

O SELECT permite juntar duas ou mais tabelas no mesmo resultado. Isso pode ser feito de várias formas:

SELECT CLIENTES.CODIGO, CLIENTES.NOME, PEDIDOS.DATA

FROM CLIENTES, PEDIDOS

WHERE CLIENTES.CODIGO = PEDIDOS.CODCLIENTE

Nesta linha as tabelas relacionadas CLIENTES e PEDIDOS são unificadas através do campo chave, em uma operação de igualdade. Repare que os nomes dos campos passam a ser prefixados pelo nome das tabelas, resolvendo duplicidades. Uma versão resumida desse comando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com