TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Banco De Dados

Trabalho Escolar: Atps De Banco De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Gestão da Tecnologia da Informação

2ª Série

Banco de Dados

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Gerson Giuliangeli

Faculdade Anhanguera de Osasco

Roberto da Silva Lobo

Faculdade Anhanguera de Osasco

CST em Gestão da Tecnologia da Informação – 2ª Série – Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.

 O desenvolvimento de sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades desse eixo.

DESAFIO

A empresa LFL Ltda. está informatizando a parte de controle de seu estacionamento. Diante disso está contratando sua equipe como uma consultoria que desenvolverá um Modelo de Dados de forma a organizar todas as informações em um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). A modelagem de dados deverá ser realizada a partir da entidade “Estacionamento”, gerada a partir do levantamento de dados elaborado e com vistas a atender a demanda do cliente.

Entidade: Estacionamento

Atributos: nro_ficha, cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_com, telefone_res, telefone_cel, e-mail, (placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo)

Entidade: Vaga

Atributos: (nro_vaga, placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo)

Representação da estrutura da entidade:

- Todos os atributos sublinhados são atributos chave.

- Todos os atributos que estiverem entre parênteses, serão atributos repetitivos.

Sua equipe de trabalho (consultoria contratada) deverá ser composta com até 4 alunos, e essa entregará, ao final do desafio, sua proposta de modelo de dados.

Objetivo do desafio

Elaborar Modelo de Dados para um sistema de gerenciamento de estacionamento de uma empresa.

Produção Acadêmica

Serão produzidos relatórios parciais referentes a cada uma das etapas.

Participação

Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 1 a 4 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

CST em Gestão da Tecnologia da Informação – 2ª Série – Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 3 de 7

Padronização

O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento duplo entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula tema: Conceitos fundamentais de Banco de Dados. Características típicas de um SGBD.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos principais sobre a utilização de banco de dados, a modelagem de dados e os sistemas gerenciadores de banco de dados, além de sua aplicação no dia-a-dia dos profissionais de computação.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Desenvolvam um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Passo 2 (Equipe)

Façam as atividades a seguir:

1. Definam, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

2. Citem os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

3. Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, defina qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justifiquem sua resposta com apresentação de exemplo.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Gestão da Tecnologia da Informação – 2ª Série – Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 4 de 7

4. Definam “Esquema” e “Instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

Passo 3 (Equipe)

Reúnam as informações levantadas nos passos anteriores e elabore uma documentação para utilização nas próximas etapas. Entregue a documentação à LFL para apreciação.

ETAPA 2 (tempo para realização: 3 horas)

 Aula tema: Modelo Entidade-Relacionamento.

Esta atividade é importante para que você desenvolva uma representação gráfica do MER identificando claramente quais seus atributos, relacionamentos, chaves, etc.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Criem um quadro para cada entidade proposta no desafio, identificando todos seus atributos com seus devidos tipos, chaves e relacionamentos esperados.

Passo 2 (Equipe)

Façam as atividades a seguir:

1. Para a representação gráfica do MER existem figuras que simbolizam cada um dos componentes do DER. Demonstre, graficamente, cada um desses símbolos identificando-os com as entidades propostas.

2. Apresentem o(s) relacionamento(s) existente(s) entre as duas entidades identificando sua cardinalidade. Justifiquem o(s) relacionamento(s) apresentado(s) a partir do conceito de relacionamento e cardinalidade.

Passo 3 (Equipe)

Desenvolvam um DER completo (Entidade, Atributos, Chaves, Relacionamento, Cardinalidade, Símbolos, etc.) partindo das entidades propostas no desafio e das informações trabalhadas nos passos anteriores.

Passo 4 (Equipe)

Elaborem um relatório (formato ABNT) documentando as informações levantadas nos passos anteriores, de forma a demonstrar a empresa o desenvolvimento da equipe. Entreguem o relatório ao cliente para apreciação na próxima reunião.

CST em Gestão da Tecnologia da Informação – 2ª Série – Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 5 de 7

ETAPA 3 (tempo para realização: 3 horas)

 Aula tema: Projeto Conceitual: Diagrama Entidade-Relacionamento (DER).

Esta atividade é importante para que você desenvolva os conceitos do Modelo Relacional que deverão ser aplicados, demonstrando outra forma de representação gráfica de um banco de dados. Posteriormente o mapeamento dos dois modelos demonstrados (DER e Modelo Relacional).

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Descrevam sobre cada um dos itens que compõem a estrutura do Modelo Relacional, apontando suas funções e relacionando-os com as entidades propostas no desafio.

Passo 2 (Equipe)

Descrevam qual(is) limitação(ões) existem na execução do processo de Mapeamento do modelo MER para o Relacional. Justifiquem sua resposta, utilizando-se também de exemplos, tendo em vista que possuem estruturas e características distintas.

Passo 3 (Equipe)

Criem uma representação gráfica que demonstre a conversão do DER em Modelo Relacional descrevendo o processo passo-a-passo. Ao final, apresentem, em apenas um parágrafo, a opinião da equipe quanto ao modelo mais adequado, no ponto de vista de facilidade de compreensão da modelagem e estrutura funcional.

Passo 4 (Equipe)

Elaborem um relatório (formato ABNT) documentando as informações levantadas nos passos anteriores, de forma a demonstrar a empresa o desenvolvimento da equipe. Entreguem o relatório ao cliente para apreciação na próxima reunião.

ETAPA 4 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula tema: Projeto Lógico: redução de um DER a tabelas.

Esta atividade é importante para que você desenvolva a organização de entidades no banco de dados baseando-se nas regras de normalização, fazendo com que minimize a duplicidade dos dados e mantenha as devidas dependências das informações nas várias entidades do banco de dados. A proposta dessa etapa é transformar tuplas não normalizadas em tuplas na 3ª Forma Normal (3FN).

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

CST em Gestão da Tecnologia da Informação – 2ª Série – Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 6 de 7

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Transformem as tuplas não normalizadas das entidades propostas, passando-as para a 1ª Forma Normal (1FN). Expliquem a ação da equipe baseando e citando a qual conceito se enquadra a aplicação da 1FN.

Passo 2 (Equipe)

Façam as atividades a seguir:

1. Agora, com as tuplas na 1FN, a equipe deverá colocá-las na 2ª Forma normal (2FN). Explique a ação da equipe baseando e citando a qual conceito se enquadra a aplicação da 2FN

2. Com as tuplas na 2FN, a equipe deverá colocá-las, quando possível, agora na 3ª Forma Normal (3FN). Explique a ação da equipe baseando e citando a qual conceito se enquadra a aplicação da 3FN.

Passo 3 (Equipe)

Elaborem um relatório (formato ABNT) documentando o passo-a-passo do desenvolvimento da normalização. Entreguem o relatório ao cliente para apreciação na próxima reunião.

ETAPA 5 (tempo para realização: 3 horas)

 Aula tema: Desenvolvendo um banco de dados utilizando um SGBD. Linguagem SQL.

Esta atividade é importante para que você construa mecanismos de pesquisas capazes de manipular dados existentes em banco de dados. A proposta dessa etapa é criar diversas operações de álgebra relacional que sejam aplicáveis em banco de dados, utilizando como base o Modelo Relacional.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Criem 10 tuplas para cada relação (tabela) de forma que sigam os conceitos tratados anteriormente (chave primária/estrangeira, relacionamento, redundância e integridade).

Passo 2 (Equipe)

Façam as atividades a seguir:

1. Criem uma operação de “SELEÇÃO” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

2. Criem uma operação de “PROJEÇÃO” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

3. Criem uma operação de “UNIÃO” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

CST em Gestão da Tecnologia da Informação – 2ª Série – Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 7 de 7

4. Criem uma operação de “INTERSEÇÃO” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

ETAPA 6 (tempo para realização: 3 horas)

 Aula tema: Desenvolvendo um banco de dados utilizando um SGBD. Linguagem SQL.

Esta atividade é importante para que você construa mecanismos de pesquisas capazes de manipular dados existentes em banco de dados. A proposta dessa etapa é criar diversas operações de álgebra relacional que sejam aplicáveis em banco de dados, utilizando como base o Modelo Relacional.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Façam as atividades a seguir:

1. Criem uma operação de “DIVISÃO” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

2. Criem uma operação de “DIFERENÇA” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

3. Criem uma operação de “JUNÇÃO” para cada relação existente no modelo criado e descreva que ação essa operação está realizando.

Passo 2 (Equipe)

Elaborem um relatório (formato ABNT) documentando as operações desenvolvidas nos passos anteriores e a ação realizada por elas. Entregue o relatório ao cliente em sua última reunião.

...

Baixar como  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »